FESTA RAIZ
Funk, sertanejo e música gaúcha serão barrados na Oktoberfest de 2025
Medida quer valorizar a tradição e a autenticidade da festa
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]

Estilos como samba, pagode, forró, sertanejo, funk, músicas gaúchas e de baile estarão proibidos na Oktoberfest Blumenau de 2025. Segundo o diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, a medida quer “valorizar a identidade musical da Oktoberfest Blumenau, reforçando o compromisso com a tradição e a autenticidade da festa”.
De 8 a 26 de outubro, os palcos e caixas de som externas terão repertório selecionado com foco na música germânica. Segundo a organização do evento, o controle da trilha sonora deve proporcionar uma experiência mais autêntica para turistas e moradores.
Continua depois da publicidade
“A Oktoberfest Blumenau é muito mais do que uma festa, é uma imersão na cultura germânica. Para garantir que essa tradição seja vivida em todos os detalhes, a trilha sonora do evento na área externa será ainda mais alinhada com a essência da maior festa alemã das américas”, publicou a organização em nota oficial.
Quem descumprir a regra poderá ter o sistema de som retirado ou até a energia elétrica cortada. A fiscalização será feita pela Proeb em conjunto com a Comissão de Segurança da Oktoberfest Blumenau e a Polícia Militar.
Continua depois da publicidade
Pagando, pode!
A exceção vale para o Camarote Spaten, uma área à parte da festa, que segue com proposta diferenciada. O repertório de 2024 teve shows nacionais como Menos é Mais, Israel & Rodolffo e Pedro Sampaio. As atrações deste ano ainda não foram divulgadas, mas já dá pra garantir vaga no camarote a partir de R$ 500.