O brasileiro João Fonseca, de 18 anos, encarou neste domingo um clima de clássico Brasil x Argentina na final do ATP 250, em Buenos Aires, mas mostrou por que é uma das promessas do tênis mundial. Contra o argentino Francisco Cerundolo, Fonseca venceu a final por sets 2 a 0, com parciais de 6/4 e 7/6, para conquistar o seu primeiro título do circuito na carreira.
Continua depois da publicidade
Com as duas torcidas muito participativas nas arquibancadas o jogo foi tenso, mas o brasileiro esteve sempre à frente do adversário. No segundo set, Fonseca teve o serviço duas vezes para fechar ...
Com as duas torcidas muito participativas nas arquibancadas o jogo foi tenso, mas o brasileiro esteve sempre à frente do adversário. No segundo set, Fonseca teve o serviço duas vezes para fechar o jogo, mas Cerundolo conseguiu quebrar para forçar o tie-break. No set decisivo, o brasileiro mostrou seu estilo de jogo agressivo para fazer 7 a 1.
Continua depois da publicidade
Fonseca é o brasileiro mais jovem a conquistar um título de ATP. Já o torneio de Buenos Aires não era vencido por um brasileiro desde 2001, quando Guga Kuerten também bateu um argentino na final. Desta vez, Fonseca encarou o número 1 da Argentina e 28 do mundo para ser campeão. Cerundolo foi o quarto argentino derrotado por João em sua campanha no torneio.
Com o resultado, Fonseca vai assumir a 68ª colocação no ranking mundial, se tornando o número 1 do Brasil. O próximo torneio do carioca será em casa, no Rio de Janeiro, quando disputa o Rio Open a partir desta semana.
Continua depois da publicidade
Vice nas duplas
O Brasil ainda ficou com o vice-campeonato no torneio de duplas do ATP de Buenos Aires neste domingo. O tenista Rafael Matos, da ADK Tennis, de Itajaí, foi derrotado na final ao lado de Marcelo Melo, pela dupla formada pelo argentino Guido Andreozzi e o francês Theo Arribage. Num jogo muito disputado, os adversários venceram por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 10/7.
Melo e Matos também focam, agora, na disputa do Rio Open, onde Matos foi campeão nas duplas em 2024, ao lado do colombiano Nicolas Barrientos.