O bandido apontado como o maior assaltante e sequestrador de Santa Catarina foi morto em confronto com a Polícia Civil em Rio do Sul, nesta sexta-feira. Odair José da Silva, de 47 anos, conhecido como Oda, reagiu à abordagem e acabou baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Continua depois da publicidade
Foragido da Justiça, Odair era acusado de sequestros e assaltos a bancos em diversas cidades catarinenses. Ele tinha sido condenado a 60 anos de prisão e era considerado um dos criminosos mais perigosos ...
Foragido da Justiça, Odair era acusado de sequestros e assaltos a bancos em diversas cidades catarinenses. Ele tinha sido condenado a 60 anos de prisão e era considerado um dos criminosos mais perigosos do estado.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Civil, equipes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) localizaram Odair em um sítio na área rural de Rio do Sul. Ele vivia no local com identidade falsa há sete meses. Ao ser abordado, sacou uma pistola e foi alvejado pelos policiais.
Natural de Ituporanga, Odair é acusado de assaltos a bancos desde o início dos anos 2000. Em fevereiro de 2023, ele sequestrou um gerente de banco em Santa Cecília e obrigou a vítima a vestir um colete com explosivos falsos, enquanto mantinha a esposa e as filhas do homem em cárcere.
Continua depois da publicidade
Já em maio de 2024, junto com um comparsa, roubou sete armas de um colecionador em Blumenau. Na ação, o outro criminoso acabou morto. Dois meses depois, Odair também participou de um roubo de armas em Itaiópolis. Acompanhado de três homens, ele levou cerca de 100 armas de diversos calibres.