Mais de 200 gatinhos estão em busca de casa em Itajaí e BC
Saiba como fazer uma adoção responsável na Uapa e na Ong Viva Bicho
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
Dia Mundial do Gato é comemorado em 17 de fevereiro para conscientizar sobre o abandono animal (Foto: Divulgação/Uapa)
Se todos os gatos abandonados no Brasil fossem reunidos num só lugar, teríamos o equivalente à população inteira de Portugal vivendo nas ruas. São aproximadamente 10 milhões de gatos em situação de abandono no país, segundo o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo.
Continua depois da publicidade
O dia 17 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Gato durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, na Itália, na década de 1930, com foco na proteção do pet e contra o abandono ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O dia 17 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Gato durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, na Itália, na década de 1930, com foco na proteção do pet e contra o abandono animal.
Continua depois da publicidade
Itajaí e Balneário Camboriú somam mais de 200 gatos em busca de um novo lar, nos principais abrigos das cidades. Cada adoção responsável se torna uma chance de mudar o destino de um bichinho. Por aqui, quem deseja oferecer um lar amoroso encontra gatos à espera de uma segunda chance na Uapa e na ONG Viva Bicho.
Continua depois da publicidade
Como adotar
Há pelo menos 30 gatos disponíveis para adoção na Uapa. O abrigo é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 e em finais de semana alternados, na rua Manuel Bernardes, no bairro Itaipava. Para adotar, é preciso ser maior de 18 anos e apresentar documento com foto e comprovante de residência.
O candidato a tutor é entrevistado pela equipe da Uapa, assina o termo de compromisso para adotar o animal e já leva o novo membro da família para casa. Em caso de dúvidas, é possível acionar a Defesa Animal pelo número (47) 3348-8031, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Na ONG Viva Bicho, são aproximadamente 180 gatos disponíveis para adoção. O atendimento ao público é de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na rua José Alves Cabral, 104, em BC. Para adotar, é preciso levar documento com foto, comprovante de residência, se responsabilizar pelos cuidados veterinários do animal e ter casa ou apartamento telado. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo número (47) 99617-4875.
Conheça Truman, o gatão que adotou o DIARINHO
Truman, o gatão do DIARINHO (Foto: da Redação)
Truman apareceu pelas redondezas do DIARINHO com poucos dias de vida, em 2014. “Eu estava ali na frente do prédio do DIARINHO porque meu marido trouxe algo para eu jantar. O gato chegou miando, pequenino, pedindo comida. Joguei uns pedaços de peixe. Ele comeu e ficou dormindo no prédio. Meu marido ainda disse ‘esse nunca mais vai embora’. E ele nunca mais foi mesmo, nos adotou”, explica a jornalista Samara Toth Vieira, diretora do jornal.
Mais de uma década depois, o gatão da redação continua curtindo o “expediente” se revezando entre as sonecas, hora do lanchinho, recebendo carinho da equipe e, de vez em quando, participando das trends nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
O nome da mascote do jornal mais lido do sul do mundo vem do filme ‘O show de Truman’ (1998). “Sempre foi um gato que não gosta de rua. Ele gosta de ficar aqui dentro. Daí o Sandro, um jornalista que trabalhava aqui, disse que o DIARINHO era o mundo dele, como no filme e começou a chamar ele de Truman. O nome pegou”, acrescenta Samara.
Encontrou um gato abandonado?
Em Itajaí, resgates de animais de rua devem ser acionados pelo WhatsApp (47) 98857-2144 ou telefone (47) 3348-8031, ramal Defesa Animal.
Em Balneário Camboriú, o recolhimento é feito pelo Programa Abraço Animal. Quem encontrar animais debilitados, idosos, filhotes ou fêmeas no cio ou prenhas pode ligar para o 153.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.