Os moradores do bairro São Roque, em Itajaí, enfrentam problema de abandono na rua Luís Moser, com buracos, lama nos dias de chuva e poeira nos dias de sol. A situação piorou com o tráfego intenso de caminhões de uma obra de terraplanagem, que tem provocado transtornos diários desde dezembro do ano passado.
Continua depois da publicidade
A via, que nunca foi pavimentada, se deteriorou ainda mais com a movimentação de caminhões carregados de terra, que estariam nivelando um terreno no final da rua para a construção de uma ...
A via, que nunca foi pavimentada, se deteriorou ainda mais com a movimentação de caminhões carregados de terra, que estariam nivelando um terreno no final da rua para a construção de uma torre de transmissão de energia elétrica de alta tensão. Segundo os moradores, não há placas do Instituto do Meio Ambiente (Ima) indicando a obra no local.
Continua depois da publicidade
“A nossa rua não tem estrutura para comportar essa demanda de peso. A via está afundando por causa dos caminhões pesados, e algumas casas já apresentam rachaduras e problemas estruturais”, explicou Ricardo Cássio Dias, de 44 anos, morador da região.
Continua depois da publicidade
A empresa responsável teria informado aos moradores que mais de 500 caçambas de terra devem passar pela rua até a conclusão do aterro. “A obra está em andamento, mas os moradores não vão deixar passar nenhum caminhão sem uma solução. Vamos aguardar o poder público se manifestar e tomar uma decisão, pavimentando nossa rua para suportar essa carga”, completou Ricardo.
No início de fevereiro, moradores chegaram a bloquear a passagem de caminhões por algumas horas, mas depois liberaram a via.
Segundo a Prefeitura de Itajaí, a obra tem licença ambiental do Ima para a construção de uma antena de transmissão. Apesar da licença, a prefeitura informou que falta a placa com informações sobre a obra, mas a notificação pela ausência do aviso cabe ao Ima. O instituto ainda não respondeu aos questionamentos do DIARINHO.
Já a secretaria de Agricultura informou que passou a patrola na via, usando material fornecido pela empresa responsável pela obra, para amenizar os buracos e outros problemas existentes na rua.