VERÃO LIMPO!
Penha bate recorde de esgoto tratado com a ETE Gravatá
Estação tem tecnologia de ponta e capacidade para tratar até 31 milhões de litros por mês
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]




A Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) Gravatá, inaugurada em junho de 2024, é um marco no saneamento de Penha. Nos primeiros meses de operação, tratou cerca de 7,2 milhões de litros de esgoto por mês. Mas no verão, esse número subiu para 11,2 milhões, um aumento de 56%, devido ao crescimento da população na temporada.
A Ete tem capacidade para tratar até 31,1 milhões de litros mensais e já atende 60 ruas e 1097 residências. Moradores de outras ruas foram orientados a fazer a conexão à rede de esgoto. Mas ainda existem ligações irregulares, como nas ruas João André do Nascimento, Lacy Batista Ferreira e Agrícola Ferreiras, que precisam ser regularizadas para evitar problemas ambientais e de saúde pública.
Continua depois da publicidade
Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que a Ete Gravatá é a primeira da cidade e usa tecnologia avançada para tratar esgoto de forma eficiente, removendo 92% da matéria orgânica, fósforo e nitrogênio. Isso garante que o esgoto tratado seja devolvido aos rios e ao mar sem prejudicar o meio ambiente.
Com capacidade para tratar 12 litros por segundo, a Ete Gravatá é um passo importante para o futuro sustentável de Penha, promovendo saúde pública e preservação ambiental.
Continua depois da publicidade