SECURA
Alto consumo e bomba estragada podem causar falta de água em Itajaí
Semasa alertou que principais reservatórios estão em nível crítico na noite desta segunda
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
![Bomba estragada reduz em 25% a capacidade da Eta Arapongas (Foto: Divulgação/Emasa)](/fotos/202502/700_67aa8975a4771.jpg)
Moradores que não têm caixa d’água ou vivem em regiões mais altas de Itajaí podem enfrentar falta de água na noite desta segunda-feira. Os principais reservatórios de água potável da cidade estão em nível crítico desde as 19h e uma bomba apresentou defeito na Estação de Tratamento de Água (Eta) Arapongas.
O Semasa informou que os problemas no abastecimento são por causa do alto consumo durante o calor intenso que atinge a região nos últimos dias. Esse aumento na demanda tem provocado o desgaste acelerado dos componentes do sistema, que estão operando em capacidade máxima.
Continua depois da publicidade
A Eta Arapongas, principal fornecedora de água tratada para os bairros Ressacada, Canhanduba, Itaipava, Km 12, Rio do Meio, Carvalho, Nossa Senhora das Graças, Paciência e Baía, enfrenta problemas. Uma das quatro bombas necessárias para o funcionamento da estação apresentou defeitos eletromecânicos nesta segunda.
Após tentativas de reparo interno, o equipamento precisou ser enviado para manutenção externa. A ausência dessa bomba resultou na redução de 25% na capacidade de produção da estação.
Continua depois da publicidade
A previsão de retorno do equipamento é por volta das 23h. No entanto, o reservatório está com apenas 15% de nível e pode ficar completamente vazio nas próximas horas.
O Semasa pede que os moradores façam o uso consciente da água. Em caso de desabastecimento, é possível notificar o serviço pelos telefones 0800 645 0195, 115 ou 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda pelo Telegram no número (47) 99261-3492.