A prefeitura de Itajaí esclareceu denúncia de que o Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem) teria deixado de oferecer exames de ultrassom com doppler. A reclamação era que o município não estaria mais disponibilizando o serviço e não teria mais convênios com unidades particulares para a comunidade fazer os exames.
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretaria de Saúde, os exames de ultrassom com doppler são feitos com o encaminhamento das gestantes às clínicas credenciadas. A situação atual é que, com a demanda pelo serviço, ...
De acordo com a secretaria de Saúde, os exames de ultrassom com doppler são feitos com o encaminhamento das gestantes às clínicas credenciadas. A situação atual é que, com a demanda pelo serviço, o município pretende credenciar mais clínicas pra reduzir a fila de espera. A previsão é que a situação seja regularizada em três meses.
Continua depois da publicidade
A secretária de Saúde, Mylene Lavado, explica que o Crescem não faz e nunca fez ultrassom com doppler na própria unidade, apenas por meio de clínicas credenciadas. No Crescem, são feitos apenas exames de ultrassom pra mastologia e ultrassons de clínica geral, como pra fígado, baço e rim.
“Todo doppler é mandado pra clínicas credenciadas. Ocorre que a gestão passada deixou mais de 16 mil pessoas na fila do ultrassom e com isso a gente está bem atrasado em marcar esses [exames] doppler. A gente está marcando por fila, mas já estamos fazendo um credenciamento pra aumentar o número de ultrassons”, disse a secretária.
Continua depois da publicidade
O Crescem é uma unidade especializada de saúde da rede municipal. O local é referência para gestação de alto risco, laqueaduras, vasectomias, mastologia, ginecologia, vacinas especiais, fisioterapia e psicologia, além de uma série de exames para pacientes acompanhados pelos profissionais da unidade.