DESPEDIDA
Homenagem: Praça do Portal 2 terá o nome do vereador Otto
Prefeitura e câmara de vereadores decretaram luto de três dias
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
![Velório foi na câmara de vereadores (Foto: Davi Spuldaro)](/fotos/202502/700_67a9376451cd9.jpg)
![miniatura galeria](/fotos/202502/200_67a9376451cd9.jpg)
![miniatura galeria](/fotos/202502/200_67a91988b5075.jpg)
![miniatura galeria](/fotos/202502/200_67a93764ad73e.jpg)
A morte do vereador Otto Luiz Quintino, de 54 anos, o Otto da Farmácia, enlutou o final de semana em Itajaí. O corpo do parlamentar foi velado no sábado, das 15h30 às 21h, na câmara de vereadores e depois cremado em uma cerimônia para a família.
Após Otto ter sido encontrado sem vida em casa, na noite de sexta-feira, o prefeito Robison Coelho (PL) decretou luto oficial de três dias, como “uma forma de respeito e reconhecimento ao trabalho e à dedicação do vereador à nossa cidade”.
Continua depois da publicidade
O presidente da câmara de vereadores, Fernando Pegorini (PL), também decretou luto oficial. “Neste momento de extrema dor e tristeza, nos solidarizamos, prestando sinceras condolências a familiares, amigos e colegas”, falou Pegorini.
O presidente do PSD em Itajaí, o ex-vereador Osmar Teixeira, colega de partido de Otto, destacou a importância do parlamentar para a política da cidade. “Otto era um farmacêutico e empresário bem-sucedido, que entrou pra política pelo propósito de ajudar as pessoas. Apenas cultivava amizades e por isso transitava em todos os lados. Construía pontes, não muros. Amigo sincero, leal. Tenho muita alegria de ter desfrutado da amizade dele e tê-lo como colega de partido. Eu perdi um grande amigo, e a cidade perdeu um grande farmacêutico, o ‘médico’ de muitas famílias, além de ter perdido um vereador de excelência”, afirmou Osmar.
Continua depois da publicidade
Osmar também entregou ao prefeito e ao presidente da câmara um ofício solicitando que a praça do loteamento Portal 2, que será inaugurada em 15 de fevereiro, receba o nome Otto Luiz Quintino Júnior, em homenagem ao vereador. “Eles acataram prontamente ao pedido, e deve ser votado o projeto em caráter de urgência já nesta semana”, informou.
Carinho pelos Cordeiros
A vereadora Anna Carolina (PSDB), que está afastada do legislativo para comandar a Secretaria das Fundações, fez um relato emocionado nas redes sociais. “Conheci o Ottinho através da política. Se filiou no mesmo partido que o meu quando me candidatei a prefeita e ele vereador. Sempre foi muito fiel. Os anos e o trabalho nos aproximaram e no mandato passado estávamos no ‘mesmo lado da trincheira’ na Câmara Municipal. Sempre achei o Otto ‘cricri’ – daqueles que quando colocava uma coisa na cabeça era difícil fazer mudar de opinião, mas o que dizia respeito ao orgulho e o amor que tinha pela sua família, de trabalhar pelo certo, do carinho pelo bairro Cordeiros e de cuidar das pessoas, isso era indiscutível, até porque, superavam palavras!”, escreveu.
Anna reforçou que, apesar do que chamou de “teorias conspiratórias”, a morte e as mentiras que surgiram, não deveriam ser o foco neste momento. “Perdemos ‘um nosso’, uma pessoa tão humana quanto qualquer um, que teve seus altos e baixos e que também travou suas lutas pessoais dos quais não tinha o dever de expor para ninguém!”, destacou.
A ex-colega de legislativo ainda reforçou a importância de dar atenção à saúde mental e ressaltou que as pessoas devem buscar ajuda, como através do 188, telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV).
![](../fotos/202502/800_67a91d5a4d01c.jpg)
Trajetória ligada ao bairro Cordeiros
Otto Luiz Quintino Júnior nasceu em 6 de novembro de 1970, em Itajaí. Filho de Otto Luiz Quintino e Maria Hilda Quintino, fundadores da farmácia do Otto, a família vive no bairro Cordeiros desde a década de 1950. Casado com Patrícia de Pellegrini Trindade, ele deixa dois filhos.
Continua depois da publicidade
Otto cursou o ensino fundamental na escola básica Dom Afonso Niehues e o ensino médio no colégio Salesiano. Ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1989, onde se formou em Farmácia em 1994.
Seguindo o legado de seu pai, Otto iniciou sua trajetória na área da saúde em 1957, no bairro Cordeiros. Em homenagem à sua contribuição, a Unidade de Pronto Atendimento do bairro recebeu, em 2012, o nome de Otto Luiz Quintino.
Em 2016, tornou-se conselheiro do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC), onde atuou com ética e responsabilidade. De 2018 a 2019, foi secretário-geral do CRF-SC, e de 2020 a 2023, conselheiro suplente no Conselho Federal de Farmácia.
Na política, foi eleito vereador pelo PRB em 2016, com 1247 votos, reeleito em 2020 pelo Republicanos, com 1284 votos, e em 2024, pelo PSD, obtendo 1647 votos. Durante seus mandatos, dedicou-se especialmente às áreas de saúde, segurança, educação e mobilidade urbana.