ORLA
Fiscal da prefeitura é espancado por populares em Itapema
Equipe foi fiscalizar ambulante sem alvará e acabou agredida; veja o vídeo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Uma equipe de fiscais de postura de Itapema foi agredida por populares durante uma abordagem na orla, na altura da rua 251, na manhã deste domingo. O grupo fiscalizava um ambulante que trabalhava sem alvará e informou que seus produtos seriam apreendidos, o que causou revolta entre a população. Um dos fiscais acabou ferido durante o tumulto.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parte da confusão. Na gravação, um homem relata que os fiscais teriam arrancado os produtos do vendedor ambulante e fugido, levando inclusive o dinheiro das vendas do dia. "Um fiscal agrediu um cara que estava vendendo irregular. Ele estava sem alvará, mas não precisava ser agredido. Veio uns 10 carros de polícia, todo mundo foi pra cima... O fiscal saiu correndo com o dinheiro do ambulante, algemaram e o jogaram no chão...", narra o autor do vídeo.
Continua depois da publicidade
Os guardas municipais, chamados para controlar a situação, encontraram uma multidão. O fiscal agredido sofreu ferimentos nos braços e decidiu registrar queixa contra o ambulante, identificado como J. E. L.
O ambulante, ao ser abordado, se mostrou nervoso e se recusou a conversar com os agentes. Ele também desobedeceu às ordens e incitou os populares contra os fiscais e guardas. Diante da resistência, os agentes tiveram que imobilizá-lo.
Continua depois da publicidade
O ambulante foi algemado e levado à delegacia. Durante o tumulto, um guarda municipal também sofreu ferimentos. Até o momento, a prefeitura de Itapema não informou quais produtos estavam sendo vendidos pelo ambulante.