O Gigantão das Avenidas viveu um momento histórico nesta quinta-feira. O governador Jorginho Mello (PL), junto ao prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), autorizou o município de Itajaí a firmar parcerias público-privadas (PPPs) para a ampliação e modernização do estádio Doutor Hercílio Luz, nome oficial do Gigantão. O estádio está em um dos mais valorizados espaços do centro de Itajaí, entre as avenidas Sete de Setembro e Marcos Konder.
Inaugurado em 1921, o estádio é a casa do Clube Marcílio Dias e, ao longo de seus mais de 100 anos de história, já passou por diversas fases.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 1921, o estádio é a casa do Clube Marcílio Dias e, ao longo de seus mais de 100 anos de história, já passou por diversas fases.
Continua depois da publicidade
A assinatura do projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa (Alesc) aconteceu durante a partida do Catarinense entre Marcílio e Hercílio Luz.
Com o projeto de lei que autoriza a busca de recursos privados, o objetivo é transformar o estádio em um moderno centro esportivo e de lazer. Entre as melhorias previstas estão a ampliação da capacidade de público, com a construção de novas arquibancadas, modernização das instalações existentes, além de um edifício multiuso e áreas de lazer.
Continua depois da publicidade
De acordo com o governador Jorginho Mello, a iniciativa é estratégica para melhorar a infraestrutura do estádio e da cidade. “Com esse projeto de lei que estou enviando para a Alesc, a iniciativa privada vai poder dar uma cara nova ao estádio do Marcílio. O objetivo é dar autonomia para que possam construir um prédio, salas para aluguel, um mini shopping. Eles precisam de renda para fazer tudo isso. Então, o governo do estado está sendo um parceiro, dando liberdade para que o município possa explorar o terreno com parcerias público-privadas, aumentando a renda e os investimentos no clube. Não tenho dúvidas de que é a consolidação do nosso Marcílio Dias”, destacou o governador.
Renda para o clube
A área, concedida para uso do Marinheiro em 1921 pelo governo do estado, está sob concessão do município desde o início dos anos 2000, mas nunca foi possível buscar parcerias público-privadas. “É a emancipação. O Marinheiro, agora dono do terreno, pode fazer parcerias público-privadas, construir lojas, mini-shopping, prédios, gerar renda, contratar melhores jogadores e melhorar seu desempenho. É um sonho dos marcilistas, e tenho certeza de que será um dos melhores estádios de Santa Catarina”, disse o governador.
Após a cerimônia, as atenções se voltaram para o jogo contra o Hercílio Luz, com os torcedores ansiosos para ver se o governador Jorginho Mello é pé-quente e traria sorte ao Marcílio Dias na busca da primeira vitória no campeonato Catarinense 2025. E não é que trouxe?! O Marinheiro conquistou a primeira vitória no estadual, com gol de Levi Araújo, aos 12 minutos do segundo tempo.
Visitas na Antônio Heil
Antes da cerimônia no Marcílio, o governador esteve nas obras de interseção entre a rodovia Antônio Heil e a BR 101. Considerada uma intervenção estratégica para melhorar a mobilidade na região de Itajaí, a obra faz parte de um investimento de mais de R$ 60 milhões e já alcançou 11,54% de execução.
Continua depois da publicidade
Com uma extensão total de 1,3 km, o projeto inclui uma ponte de 40,4 metros sobre o rio Canhanduba II e dois viadutos, cada um com 210,4 metros. “Essa é uma obra fundamental para garantir mais segurança e eficiência no trânsito em uma das regiões mais movimentadas do estado. Investir em infraestrutura de qualidade é investir na vida dos catarinenses e no desenvolvimento econômico”, afirmou Jorginho Mello.
A Ordem de Serviço foi assinada em 1º de outubro de 2024, e a expectativa é que a obra amplie a capacidade viária da região, contribuindo para a segurança e melhorando o fluxo de tráfego, especialmente para motoristas e o transporte de car-gas que utilizam o trecho diariamente.