HISTÓRICO
Ainda Estou Aqui é indicado ao Oscar de Melhor Filme
Fernanda Torres concorre como Melhor Atriz
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Além de ser um sucesso de bilheteria, o longa Ainda Estou Aqui se consagra como um sucesso de premiações. O filme de Walter Salles fez história na manhã desta quinta-feira ao ser o primeiro filme 100% brasileiro indicado ao Oscar na categoria principal: Melhor Filme.
Continua depois da publicidade
E não para por aí, a produção nacional ainda recebeu indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres. Fernanda já levou o Globo de Ouro como melhor atriz de drama e é uma das favoritas para levar a estatueta.
Continua depois da publicidade
E 25 anos depois, Torres repete o feito da mãe, Fernanda Montenegro, e é indicada como melhor atriz. Agora, os brasileiros cruzam os dedos para que o desfecho seja diferente e que Fernanda traga a estátua dourada para o Brasil. Ela concorre contra Cynthia Erivo (The Wicked), Karla Gascón (Emilia Perez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (The Substance).
Já na categoria filme internacional, a história da família Paiva concorre contra “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e “Flow” (Letônia). Esta é a quinta indicação brasileira na categoria.
As produções brasileiras já apareceram indicadas em 13 cerimônias do Oscar. O longa “O beijo da Mulher-Aranha” de 1986 foi já havia sido indicado a categoria de Melhor Filme. A história estrelada por William Hurt, Raúl Juliá e Sônia Braga, contou com a produção américo-brasileiro. Portanto, Ainda Estou Aqui é o primeiro filme totalmente brasileiro indicado na categoria.
A adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva concorre contra outras nove produções de destaque: Anora, O brutalista, Conclave, Duna parte 2, Emilia Pérez, Nickel boys, A substância e Wicked.
Os vencedores serão revelados no dia 2 de março, em Los Angeles. A premiação, apresentada por Conan O’Brien, será transmitida ao vivo pela TNT e Max.