O reservatório do Morro da Cruz, um dos mais importantes de Itajaí, está zerado de água devido ao alto consumo de sábado e domingo. Houve reclamações de falta d'água nos bairros Praia Brava e Fazenda no domingo, mas a baixa pressão ainda atingiu as regiões mais altas dos bairros Fazendinha, Dom Bosco e São Judas, além do centro. A expectativa é que o sistema seja recuperado nesta segunda-feira.
Segundo o Semasa, na madrugada de domingo o reservatório conseguiu recuperar apenas 20% de sua capacidade. Com capacidade máxima de 5,5 milhões de litros, o reservatório do Morro da Cruz ...
Segundo o Semasa, na madrugada de domingo o reservatório conseguiu recuperar apenas 20% de sua capacidade. Com capacidade máxima de 5,5 milhões de litros, o reservatório do Morro da Cruz estava zerado na noite de domingo. “O maior reservatório do Semasa é na Eta São Roque, com capacidade máxima de 8,1 milhões. Neste domingo, ele estava com 4,349 milhões, ou seja, 53,69% da capacidade”, informou o órgão.
De acordo com o diretor-geral do Semasa, Celso Praun, a recuperação dos reservatórios depende do uso consciente da água. “Pedimos que priorizem o consumo essencial e adiem atividades que demandam grande volume de água, como lavagem de calçadas e veículos”, orienta.
A alta demanda impede a normalização do sistema, principalmente nas áreas mais altas e distantes dos reservatórios. “É fundamental que moradores com reservatórios domésticos economizem água agora. A atitude ajuda a manter o abastecimento para aqueles que já enfrentam baixa pressão ou falta de água”, reforça Flavio de Faria, diretor de Saneamento do Semasa.
No sábado, sete bairros de Itajaí já enfrentaram baixa pressão e falta de água nas torneiras. Além do alto consumo, muitas bombas de recalque, que pressurizam a água nas áreas de morro, desligaram automaticamente devido à pressão insuficiente para o funcionamento seguro.
O Semasa está disponível 24h pelos telefones 0800645 0195, 115 e (47) 3344-9000 (fixo e WhatsApp).