DESARMADO

Novo diretor da GM de Itajaí não tem porte de arma

Prefeitura afirma que falta de permissão para andar armado não impede GM de exercer cargo administrativo

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Denúncias sobre histórico do novo diretor foram enviadas a diversas entidades (Foto: Ilustrativa)
Denúncias sobre histórico do novo diretor foram enviadas a diversas entidades (Foto: Ilustrativa)
miniatura galeria
miniatura galeria

O guarda municipal C.E.A. foi nomeado diretor operacional da Guarda Municipal de Itajaí pelo prefeito Robison Coelho (PL). Com menos de dois anos como GM, C.  já enfrentou uma denúncia na corregedoria, afastamento por atestado médico e não teve o porte de arma renovado. A prefeitura entende que esses fatores não o impedem de assumir cargo de direção na Secretaria Municipal de Segurança Pública de Itajaí.

Continua depois da publicidade

A nomeação gerou polêmica após denúncia anônima ser enviada à Procuradoria, à Controladoria, à Ouvidoria e à câmara de vereadores. O documento questiona a capacidade técnica de C. para ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A nomeação gerou polêmica após denúncia anônima ser enviada à Procuradoria, à Controladoria, à Ouvidoria e à câmara de vereadores. O documento questiona a capacidade técnica de C. para assumir o cargo, mencionando reprovação em testes psicológicos para porte de arma, conflitos internos e falta de experiência em gestão. Ele também teria sido alvo de investigação por uso de spray de pimenta contra uma criança no bairro Matadouro. A denúncia ainda aponta que ele estaria em estágio probatório e que sua nomeação se deve à “influência política”.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria de Segurança de Itajaí, C. atua exclusivamente em funções administrativas e não oferece risco à comunidade ou aos colegas. Nomeado em novembro de 2022, ele cursou a formação inicial de guardas municipais pela academia da Polícia Rodoviária Federal, de condutores de veículos de emergência e de controle de distúrbio civil, além de estar cursando o ensino superior.

“Durante os anos de serviço, C. apresentou 27 atestados médicos, dos quais mais de 20 foram relacionados a problemas de saúde, como vômitos, diarreias, gastroenterite e enxaquecas, todos comprovados por laudos médicos. Ele também foi aprovado sem detecção de substâncias em teste toxicológico em fevereiro de 2024, e recebeu uma menção de elogio em maio do mesmo ano por salvar a vida de um cidadão em atendimento pré-hospitalar”, informou a prefeitura.

Continua depois da publicidade

A investigação na corregedoria foi arquivada sem confirmação das denúncias, mas resultou na suspensão temporária do porte de arma. A concessão de porte, realizada pela Polícia Federal, exige aprovação em exames específicos. Após as investigações, foi ordenada a retomada do porte, mas uma consulta com uma psicóloga interna, devido a quadros de ansiedade, manteve a suspensão do porte de arma. 

C. realizou um exame de contraprova em clínica particular, que teria atestado sua capacidade para uso de arma de fogo. O laudo, emitido em setembro de 2024, está sob análise.

A secretaria de Segurança reforçou seu apoio a C., destacando sua capacidade para atuar no setor administrativo. “O fato de C. apresentar alguma patologia não deve ser motivo para o abandono pelo poder público”, concluiu a nota oficial.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.14.90

TV DIARINHO


🌊💨 VENTANIA ATRAPALHA BALSA! O ferry boat da NGI Sul passou perrengue com os ventos fortes ao cruzar ...





Especiais

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

BRASIL

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

POLÍTICA

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial

JUSTIÇA

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial



Blogs

Doce  proteico com colágeno, para pele firme !

Blog da Ale Francoise

Doce proteico com colágeno, para pele firme !

Internação em pauta

Blog do JC

Internação em pauta



Diz aí

Diretor da Vigilância Sanitária participa do "Diz aí" do DIARINHO

ITAJAÍ

Diretor da Vigilância Sanitária participa do "Diz aí" do DIARINHO

“Pra deputado federal, a gente tem um mar descoberto”

DIZ AÍ, PAULINHA

“Pra deputado federal, a gente tem um mar descoberto”

"Uso dessas linhas cortantes foi a causa dessa tragédia"

Diz aí, delegado!

"Uso dessas linhas cortantes foi a causa dessa tragédia"

Sextou será com “Diz aí” da deputada Paulinha

AO VIVO

Sextou será com “Diz aí” da deputada Paulinha

Delegado Osnei Valdir no “Diz aí!” desta quarta-feira

AO VIVO NO DIARINHO

Delegado Osnei Valdir no “Diz aí!” desta quarta-feira



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.