Robison Coelho assume o comando de Itajaí; conheça os secretários
Também tomaram posse os 15 secretários, além dos diretores de duas autarquias, cinco fundações e três coordenadorias
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Duas cerimônias marcam o início do governo (Foto: Divulgação)
Duas cerimônias marcam o início do governo (Foto: Divulgação)
Robison Coelho (PL) e o vice-prefeito, Rubens Angioletti (PL), foram empossados no executivo em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí no final da tarde de quarta.
O governo de Robison Coelho marca o 35º mandato da legislatura municipal de Itajaí. Considerando os políticos que assumiram o cargo mais de uma vez, o novo prefeito é o 25º administrador ...
O governo de Robison Coelho marca o 35º mandato da legislatura municipal de Itajaí. Considerando os políticos que assumiram o cargo mais de uma vez, o novo prefeito é o 25º administrador público do município desde a primeira eleição para o cargo, realizada em 1891. Robison assume após oito anos do governo Volnei Morastoni (MDB), que não foi à transmissão de posse na câmara. O vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT) passou o cargo.
Em discurso durante a posse, o prefeito Robison Coelho relembrou sua trajetória até chegar ao cargo de chefe do executivo. Ele citou a profecia de seu avô, que dizia que um dia ele seria prefeito de Itajaí, e reforçou o compromisso assumido com a população. Entre os destaques, apresentou as principais propostas do plano de governo.
Na área da educação, o prefeito destacou o objetivo de melhorar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “A cidade mais rica de Santa Catarina tem que ter a melhor educação do estado”, enfatizou.
Entre as metas do novo governo, está o investimento de R$ 1 bilhão em obras nos próximos quatro anos. Outro tema abordado foi a federalização do Porto de Itajaí. O prefeito reafirmou sua oposição à medida e defendeu a manutenção do porto sob controle municipal.
“É uma decisão do Governo Federal, mas fomos contrários. Defendemos que o porto deve permanecer com o município. Precisamos avançar nessa questão e não ficar apenas no debate. Vou continuar defendendo o porto municipal. O município tem obras importantes para contribuir nesse processo e, ao mesmo tempo, precisamos garantir que o Governo Federal assuma tanto a parte boa quanto a ruim do complexo portuário, incluindo as dívidas e as áreas não operacionais”, destacou.
Posse dos secretários
Logo após a posse, no átrio da prefeitura, o prefeito Robison Coelho apresentou os 24 integrantes da nova administração, entre secretários, superintendentes de autarquias, fundações e diretores. Cerca de 600 pessoas estavam presentes na cerimônia.
Tomaram posse os 15 secretários municipais, além dos diretores de duas autarquias, cinco fundações e três coordenadorias.
Pegorini é eleito presidente da Câmara
Logo após a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Itajaí, foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O vereador Fernando Pegorini (PL) foi eleito presidente.
Além de Pegorini, compõem a Mesa Diretora os vereadores Beto Cunha (Republicanos), como vice-presidente; Otto L. Quintino Júnior (PSD), como 1º secretário; e Calinho Bombeiro (PL), como 2º secretário. A chapa União Itajaí foi a única inscrita e recebeu voto unânime dos parlamentares.
Durante a cerimônia, o prefeito Robison Coelho (PL) reafirmou seu compromisso de governar para todos os itajaienses e destacou os desafios a serem enfrentados em diversas áreas nos próximos quatro anos.
Representando os vereadores eleitos, a parlamentar Anna Carolina ressaltou que o papel do vereador exige dedicação e espírito público. “Depois de eleitos, os vereadores não podem ter uma única causa, mas sim uma única bandeira: Itajaí”, declarou.
Anna não assumirá uma cadeira na Câmara, pois foi nomeada Secretária das Fundações.
Vereadores que tomaram posse
- Adão Bittencourt (PL)
- Anna Carolina (PSDB)
- Beto Cunha (Republicanos)
- Bruno da Saúde (MDB)
- Calinho Bombeiro (PL)
- Cristiano Klaus Fischer (PRD)
- Fernando Pegorini (PL)
- Hilda Deola (PDT)
- Leandro do Nadar (PDT)
- Liliane Fontenele (PL)
- Maurílio Moraes (Progressistas)
- Otto L. Quintino Júnior (PSD)
- Pedrão Molleri (PL)
- Renata Narcizo (PDT)
- Vanderley Dalmolin (MDB)
- Victor Nascimento (PL)
- Xande Celular (União Brasil)
Veja os secretários
1. **Gabinete do Prefeito**: André Sandri
2. **Gabinete do Vice-Prefeito**: Silvano Felisbino Junior
3. **Secretário Executivo**: Artur José de Souza Jr
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.