SAÚDE

SC chega a 340 mortes e passa a marca de 350 mil casos de dengue

Em 11 meses, estado registrou 350.953 casos prováveis e 340 mortes causadas pela doença

Especialista alerta para os cuidados com a doença para o verão
(foto: Arquivo-Secom SC)
Especialista alerta para os cuidados com a doença para o verão (foto: Arquivo-Secom SC)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria

Santa Catarina passou a marca de 350 mil casos de dengue e chegou a 340 mortes pela doença, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) até 18 de novembro. O estado tem quase 60% das cidades – 175 municípios – infestados pelo mosquito.

Na comparação com o mesmo período de 2023, houve uma alta 151% nos casos prováveis de dengue no estado, com registros em 283 cidades. Desde novembro, o estado faz ações integradas com ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Na comparação com o mesmo período de 2023, houve uma alta 151% nos casos prováveis de dengue no estado, com registros em 283 cidades. Desde novembro, o estado faz ações integradas com as prefeituras contra os criadouros do mosquito. Na região, servidores de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú participaram de oficina do Ministério da Saúde para o uso de novas tecnologias no enfrentamento da doença.

Continua depois da publicidade

As ações da comunidade na prevenção, porém, ainda são um grande aliado e podem contribuir pra redução de casos na próxima temporada.

Olho no mosquito

A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Fábila Fernanda dos Passos da Rosa, explica que a umidade alta e os dias chuvosos, somados à proximidade do verão e aos dias mais quentes, tornam-se um cenário ideal para a proliferação do mosquito.

Por isso, a atenção com a saúde e a limpeza de locais devem ser redobradas. A especialista destaca, ainda, que a dengue pode causar sintomas como febre alta, dores musculares, dores de cabeça, manchas ou bolhas na pele e fadiga.

“É essencial educar as pessoas sobre o tema, de forma que se sintam incentivadas a procurar assistência médica imediata a partir do momento em que apresentarem os sintomas, adotando medidas preventivas, garantindo o diagnóstico e tratamento da doença adequado, inclusive a vacinação”, afirma.

 

Manchas vermelhas diferenciam dengue da covid

Fábila Fernanda dos Passos da Rosa explica como identificar sintomas (foto: ilustrativa/ Tiago Ghizoni - Secom SC)
Fábila Fernanda dos Passos da Rosa explica como identificar sintomas (foto: ilustrativa/ Tiago Ghizoni - Secom SC)

 

Continua depois da publicidade

A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Fábila Fernanda dos Passos da Rosa,  destaca a importância de observar os sinais respiratórios e gripais. “A dor de garganta, congestão nasal, tosse seca, coriza etc., são comuns na covid-19, mas isso não é frequente nas arboviroses [como a dengue]”, exemplifica. Segundo a especialista, entre os sintomas diferenciadores está a presença de manchas vermelhas na pele, que pode ser um sinal de dengue.

“Além disso, outra característica dessa doença é dor intensa nas articulações. Entretanto, a confirmação do diagnóstico de dengue geralmente só é feita através de exames de sangue, como o teste de PCR para detectar o RNA viral ou testes sorológicos para detectar anticorpos específicos”, explica.

O diagnóstico é essencial para descartar outras doenças que apresentam sintomas semelhantes, como malária, febre chikungunya e febre amarela. Antes mesmo do exame, Fábila destaca que, ao apresentar sintomas, a pessoa deve procurar um pronto-atendimento o mais rápido possível pra que ela possa receber o tratamento adequado.

Continua depois da publicidade

Ações pra evitar a proliferação do mosquito e a transmissão da doença seguem valendo e são reforçadas pela especialista. Entre elas estão eliminar materiais com água parada, instalar redes e telas contra o mosquito, manter a piscina limpa, usar repelentes e manter quintal e jardins livres de entulhos. Participar das campanhas públicas de prevenção também ajuda a combater a dengue em cada bairro.

 

Principais sintomas de dengue:

Continua depois da publicidade

  • Febre alta
  • Dor de cabeça intensa
  • Dor atrás dos olhos
  • Dores musculares e nas articulações
  • Manchas vermelhas na pele (exantema)
  • Náuseas e vômitos
  • Fadiga e cansaço excessivo
  • Sangramentos (em casos graves)
  •  

Mais profissionais pro verão

Profissionais aprenderam a usar a tecnologia  no enfrentamento à dengue

Profissionais aprenderam a usar a tecnologia  no enfrentamento à dengue

 

Profissionais de saúde de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Florianópolis, São José, Blumenau, Brusque, Joinville e Chapecó participaram, no final de novembro, de uma oficina de capacitação do Ministério da Saúde para adoção de tecnologias inovadoras no enfrentamento à dengue e reorganização dos serviços de saúde pra temporada.

As novidades serão implantadas em Itajaí, que registra mais de 35 mil casos confirmados de dengue e 39 mortes neste ano.

Os municípios foram considerados prioritários devido aos casos da doença, mortes e gravidade das infecções. O evento teve como objetivo principal a elaboração de um plano de ação para a redução dos casos da doença no verão de 2024-2025. As novidades incluem a separação de áreas de risco, que permitirá o mapeamento das regiões mais vulneráveis e a atuação mais focadas das equipes nestes locais.

Outra medida será a instalação de ovitrampas (armadilhas pra coletar ovos de mosquitos), visando monitorar a presença dos transmissores de doenças e prevenir sua proliferação. Será adotada ainda a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI Aedes), que é a aplicação de inseticida potente em locais estratégicos com grande circulação de pessoas, como postos de saúde, rodoviárias e escolas.

“Essas iniciativas reforçam o compromisso do município em adotar estratégias inovadoras e efetivas no combate à dengue, visando à proteção da saúde da população e à redução dos impactos causados pela doença”, afirma Lucio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛴🚨 CONFUSÃO NO TRÂNSITO | Bicicleta elétrica ou ciclomotor? Patinete ou autopropelido? Pra acabar com ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.