HISTÓRIA
Exposição destaca vida e atuação de político “esquecido” por Itajaí
Antônio Carlos Konder Reis foi deputado, senador e governador, mas não virou nem nome de rua na cidade
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Exposição em Itajaí vai destacar a vida e obra do político itajaiense Antônio Carlos Konder Reis, falecido em 2018 aos 93 anos, e que completaria 100 anos neste mês de dezembro. Apesar da trajetória que vai de deputado a governador e senador, e de ser de tradicional família que alcançou projeção nacional, Konder Reis foi “esquecido” após sua morte, não virando nem nome de rua.
A mostra “Encurtando distâncias: O centenário de Antônio Carlos Konder Reis” abre na quinta-feira, numa iniciativa da Fundação Genésio Miranda Lins em parceria com a Associação Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público. A exposição terá acervo que mistura aspectos da vida particular e pública do itajaiense, como forma de resgatar sua atuação política e social.
O título da mostra faz alusão ao lema “Governar é encurtar distâncias”, adotado pelo político no mandato como governador de Santa Catarina, entre 1975-1979. Além de governador, Konder Reis foi deputado estadual e federal constituinte, além de senador.
A família é cheia de personalidades reconhecidas e já homenageadas em grandes obras, instituições e avenidas. Ele foi filho de Oswaldo dos Reis e Elisabeth Konder Reis, irmão do poeta Marcos Konder Reis e sobrinho de Adolfo Konder, Arno Konder, Vítor Konder e Marcos Konder, famosos na política catarinense.
A exposição que conta a trajetória de Konder Reis será em três lugares: Casa Lins, sede do Centro de Documentação e Memória Histórica, e nos Museus Histórico e Etno-Arqueológico.
A visitação será gratuita em todos os espaços e ficará aberta até maio de 2025. A mostra abre com cerimônia dia 5, às 19h30, na Casa Lins. Segundo a Fundação Cultural, a exposição nasceu pra dar visibilidade ao expressivo acervo doado pela família de Konder Reis à Fundação Genésio Miranda Lins em 2021. Entre os itens estão documentos, cartas, fotografias e registros da época de seus mandatos.
Foram mais de 600 caixas com materiais organizados. “A partir da exposição desse acervo, busca-se preservar a memória de Itajaí, valorizar a atuação política de Konder Reis, destacar aspectos de sua vida particular e ressaltar sua importância para a história de SC”, diz o município.
Nascido em 16 de dezembro de 1924, Konder Reis viveu até os 14 anos em Itajaí, onde estudou no colégio São José. Depois, foi com a família pra Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ), cidade onde se formou em Museologia, Direito e Economia. Aos 21 anos ele retornou pra SC, iniciando a carreira política. Nos últimos anos de vida, ele morou na praia de Armação, em Penha, até seu falecimento em 12 de junho de 2018, em Itajaí, onde foi sepultado. Konder Reis nunca se casou e não teve filhos.
Vida pública
A mostra tem ainda o objetivo de homenagear Konder Reis marcando o que seria seu centenário de nascimento, em 16 de dezembro. Ao longo de sua trajetória, Konder Reis promoveu diversas ações em prol da comunidade catarinense e brasileira, sendo reconhecido como uma figura de grande relevância na política nacional.
Durante sua carreira, ele ocupou cargos de destaque e contribuiu para o desenvolvimento de várias regiões, por meio de diversos projetos e criação de instituição como o Badesc e a Fatma (hoje Ima). Também atuou para o fortalecimento da democracia como parlamentar nos legislativos estadual e federal e como governador do estado.
O lema “Governar é encurtar distâncias” tratava das distâncias sociais e econômicas que existiam em SC na época e destacava seu compromisso como homem público. Um outro viés da exposição também é promover um olhar crítico sobre o papel que líderes desempenham na sociedade. Ao percorrer os espaços da mostra, o público é convidado a explorar as diferentes facetas da trajetória de Konder Reis e a compreender como suas ações moldaram o presente e podem impactar o futuro.
Para historiador, político ainda carece de homenagens
Para o professor e historiador Edison d’Ávila, Antônio Carlos Konder Reis foi “o mais ilustre filho de Itajaí”, no sentido da dedicação à cidade onde nasceu. “Ele está no mesmo pé de igualdade com Lauro Müller, outro ilustre filho de Itajaí. Os dois praticamente se om-brearam porque, nascidos em Itajaí, tiveram uma carreira política de grande destaque”, comenta.
Edison d’Ávila lista obras marcantes do ex-governador para Itajaí, como o hospital Marieta Konder Bornhausen, a ETA São Roque e a nova rede de abastecimento de água, praticamente a mesma do sistema atual. No legado ainda está a criação do campus da Univali. “Foi ele que envidou todos os esforços e tomou todas as iniciativas pra que aquela área da rua Uruguai, que pertencia ao governo federal, fosse repassada para a Univali e ali se começasse a construir o campus”, frisa.
Outra grande obra foi a duplicação da avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí a Balneário Camboriú. Projetos nos bairros, como os centros sociais urbanos, também são da gestão do itajaiense. Para o professor, os feitos, a trajetória do político e o marco do centenário justificam a exposição. No entanto, ele aponta que faltam iniciativas do Legislativo e do Executivo pra homenagear Antônio Carlos Konder Reis.
Ele lamenta que, até o momento, a Câmara ainda não se mexeu pra fazer uma sessão solene pela passagem do centenário do político, como feitas em outras ocasiões para Adolfo Konder, Irineu Bornhausen e Lauro Müller. Por parte da prefeitura, ficou só na promessa uma homenagem dando o nome do ex-governador a um logradouro público.
“É lastimável que os dois poderes de Itajaí, município que ele tanto ajudou com obras que até hoje beneficiam todos os itajaienses, não tenham se mobilizado para homenagear o dr. Antônio Carlos Konder Reis. Não sei ao que atribuir essa falta inexplicável. Não sei se trata de questão política ou mesmo de desinteresse pela figura ilustre, inatacável do dr. Antônio Carlos Konder Reis”, avalia o professor.
Hoje, Antônio Carlos Konder Reis batiza apenas o espaço cultural do Legislativo e não tem nenhuma grande obra pública com seu nome. A ideia de batizar a Praça dos Correios, que já tinha esse nome adotado pela comunidade, chegou a ser proposta na Câmara, mas não vingou.
Exposição “Encurtando distâncias: O centenário de Antônio Carlos Konder Reis”
• ABERTURA
CASA LINS – CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA HISTÓRICA DE ITAJAÍ
Endereço: Rua Lauro Müller, 335, Centro – Itajaí/SC
Data: 5 de dezembro de 2024, quinta-feira
Horário: 19h30
• EXPOSIÇÃO DESCENTRALIZADA – UNIDADES CULTURAIS
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA HISTÓRICA DE ITAJAÍ
(@cdmh.itajai)
Endereço: Rua Lauro Müller, 335, Centro – Itajaí/SC
Período: 6 de dezembro de 2024 a 2 de maio de 2025
Visitação: Segunda a sexta, das 14h às 18h
Entrada gratuita
MUSEU ETNO-ARQUEOLÓGICO DE ITAJAÍ
(@museuetnoarqueologicoitajai)
Endereço: Av. Itaipava, 3901, Itaipava – Itajaí/SC
Período: 6 de dezembro de 2024 a 3 de maio de 2025
Visitação: Terça a sexta, das 13h30 às 18h30; sábado, das 13h30 às 17h30
Entrada gratuita
MUSEU HISTÓRICO DE ITAJAÍ (@museuhistoricoitajai)
Endereço: Rua Hercílio Luz, 681, Centro – Itajaí/SC
Período: 6 de dezembro de 2024 a 3 de maio de 2025
Visitação: Terça a sexta, das 13h às 18h30; sábado, das 9h às 13h
Entrada gratuita