RANKING
Univali é classificada novamente como destaque ambiental em Santa Catarina
Instituição foi avaliada como a mais sustentável entre as universidades do estado
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A Univali foi considerada, pelo segundo ano seguido, a Instituição de Ensino Superior mais sustentável de Santa Catarina, de acordo com o ranking UI GreenMetric World University 2024. A classificação foi divulgada na quinta-feira, com evento pela primeira vez no Brasil, na Universidade de São Paulo (USP). O ranking avaliou 1477 instituições de todo o mundo.
A Univali aparece em 1º lugar em Santa Catarina e em 27º lugar no Brasil. Foram classificadas 47 instituições brasileiras, três delas catarinenses. Além da Univali, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) também figuram no ranking.
A classificação é feita a partir de indicadores de sustentabilidade em seis categorias. O ranking leva em consideração critérios como ambiente e infraestrutura, energia e mudança climática, desperdício, água, transporte, educação e pesquisa.
O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, destacou a importância da classificação pelo segundo ano consecutivo. Para ele, o resultado reflete o esforço coletivo pela sustentabilidade, envolvendo estudantes, funcionários, professores e parceiros.
“Esse reconhecimento internacional demonstra o compromisso institucional com medidas práticas e ações de conscientização que contribuam, de fato, para a preservação ambiental e para um futuro mais sustentável. Esse resultado não seria possível se não tivéssemos o envolvimento de todos”, comentou.
O ranking foi criado pela Universitas Indonésia (UI) em 2010 pra medir os esforços de sustentabilidade das instituições. Esta foi a primeira edição que a cerimônia foi no Brasil. O anúncio do resultado fez parte da programação do UI GreenMetric World University Ranking Seminar, evento organizado pela USP sobre políticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior.
Programa de energia solar
A Univali apresentou o Programa de Eficiência Energética, iniciado em 2016, e que possibilitou a implantação de sistemas de geração local de energia renovável por intermédio de painéis fotovoltaicos. O pôster também destacou outras medidas adotadas pela universidade para a redução do consumo de energia, como a troca de lâmpadas por LED e de aparelhos de ar-condicionado mais eficientes.
O reitor informa que as ações do programa foram ampliadas em 2018, com a instalação dos painéis no campus Biguaçu e, em 2019, nas unidades de Tijucas e Balneário Piçarras. A ampliação teve investimento de R$ 2 milhões, via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). “Com este recurso, conseguimos ampliar a abrangência do projeto e o alcance dos seus resultados", frisou.