O Hemosc, Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, finalmente terá uma unidade em Itajaí, atendendo reivindicação antiga dos doadores de sangue da região, que atualmente precisam se deslocar para Blumenau, Florianópolis ou Joinville.
A unidade será construída na antiga sede da Gerência Regional de Saúde, na rua Lauro Müller, nº 374, no centro, ao lado do Sindipi. As obras começam na próxima segunda-feira, às 8h, com ...
A unidade será construída na antiga sede da Gerência Regional de Saúde, na rua Lauro Müller, nº 374, no centro, ao lado do Sindipi. As obras começam na próxima segunda-feira, às 8h, com a demolição do antigo prédio.
De acordo com Patrícia Carsten, diretora geral do Hemosc, a demolição deve durar até 30 dias úteis. A nova unidade ocupará o terreno de 367 m², com previsão de inauguração para 2025, mas a data de conclusão do prédio ainda não foi informada.
Para garantir a segurança, a Codetran interditará a rua Lauro Müller temporariamente na segunda-feira. Nos demais dias, o trânsito será liberado parcialmente, com orientação para que os motoristas usem rotas alternativas para diminuir transtornos.
Também serão tomadas outras medidas para diminuir os impactos da demolição, como a instalação de barreiras de proteção e o uso de equipamentos modernos para controle de poeira e ruídos.
Obra anunciada
A autorização para a instalação da unidade foi assinada em janeiro deste ano pelo governador Jorginho Mello (PL) e pela secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, durante a inauguração de uma ala do Complexo Madre Tereza, anexo ao hospital Marieta.
Unidade referência
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que a demolição do antigo prédio da Gerência de Saúde em Itajaí deve acontecer a partir desta segunda-feira, se não chover.
O espaço oferecerá serviços de coleta de sangue e funcionará como uma agência transfusional, disponibilizando sangue para hospitais da região. O fornecimento de sangue ocorrerá 24 horas por dia, enquanto a coleta será realizada em horário específico de seis horas diárias.
Não se trata de um hemocentro completo, mas uma unidade de apoio para coleta e distribuição de sangue que vai atender a região. A iniciativa atende, em parte, o movimento Pró-Hemosc Itajaí, mas não é uma unidade completa do Hemosc. Um hemocentro completo faz serviços e atendimentos mais complexos, como armazenamento, processamento e transfusão de sangue. Há sete hemocentros em Santa Catarina e o mais próximo de Itajaí fica em Blumenau.