BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Estacionamento de bikes é detonado em acidente na madrugada da Praia dos Amores
Acidentes na madruga são frequentes e derrubaram seis postes nos últimos anos, denuncia presidente de associação
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O paraciclo recém-construído na avenida Rui Barbosa, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, foi detonado no último final de semana, após um acidente. O advogado Valdir de Andrade, presidente da associação de moradores, denuncia que esse tipo de ocorrência tem disso comum na avenida, envolvendo motoristas que saem das baladas da região nas madrugadas.
“A galera enche os canecos e acaba batendo em tudo”, relata. Ele conta que, nos últimos quatro anos, aos menos seis postes também já foram derrubados em acidentes no mesmo trecho. A avenida dá acesso às baladas da Praia Brava, em Itajaí, e faz ligação com a Barra Norte, em Balneário Camboriú, pela Estrada da Rainha.
O paraciclo foi criado pra estacionamento de bicicletas e era novinho. O equipamento foi instalado no lugar de uma vaga para carros, na esquina da Rui Barbosa com a rua José de Alencar, após reivindicação da comunidade. No acidente, os blocos de concreto que protegiam a estrutura foram destruídos, com os suportes pra as bikes também danificados.
Até uma peça do veículo ficou entre os destroços. O palpite é que a batida tenha ocorrido de madrugada e o reparo da estrutura ainda era esperado. Além dos acidentes, a barulheira e a alta velocidade dos carros na madruga também incomodam a vizinhança, que cobra medidas de prevenção e segurança.
Operações e barreiras tentam flagrar irregularidades. Na sexta-feira passada, foi feita a operação Guardiões da Noite, envolvendo a Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito. As barreiras foram montadas na rua Maria Mansoto, na Avenida do Estado Dalmo Vieira e na Praça Almirante Tamandaré.
Foram 50 abordagens e 11 autuações. A ideia da operação, prevista em outros locais, é manter a ordem e a segurança da cidade. O foco é na fiscalização de veículos e motocicletas com possíveis adulterações.