Mudou a paisagem
Marcos Konder começa a ganhar nova iluminação, passeios e bancos
Revitalização inclui instalação de bancos, abrigos de passageiros, ampliação das áreas de convivência e nova iluminação
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, segue passando por mudanças visuais e estruturais dentro do projeto de revitalização urbana. Na semana passada, começou a instalação de novos itens de mobiliário urbano, como abrigos de ônibus, bancos, lixeiras e bicicletários. O trabalho está concentrado no primeiro trecho da via e deve avançar durante a semana. Outra mudança radical foi a retiradas das palmeiras do trecho próximo ao condomínio Liberty.
As equipes estão construindo novas calçadas e mudando o paisagismo dos dois lados da avenida. A via também recebe melhorias na infraestrutura de drenagem, elétrica e telefonia. Em destaque, os novos pontos de iluminação em LED perto das faixas de pedestres, que aumentam a visibilidade e a segurança.
Os trabalhos de revitalização no trecho inicial da Marcos Konder ocorrem entre o cruzamento com a avenida Joca Brandão e a rua Gil Stein Ferreira. Assim que as calçadas e passeios são finalizados, equipes já iniciam a instalação dos equipamentos de convivência, agilizando o cronograma.
Abrigos de ônibus
Nove novos abrigos de ônibus serão instalados ao longo da avenida Marcos Konder. Localizados em pontos estratégicos, dois deles ficam em frente à farmácia Catarinense, cinco perto do Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem) e dois em frente ao Fort Atacadista. A ativação dos abrigos acontecerá após a instalação de todos os pontos.
Transplante das palmeiras e aumento da arborização
As palmeiras do trecho inicial da avenida foram retiradas para permitir o avanço das obras e transplantadas para o Parque Ecológico Náutico, que está em construção próximo à Marina Itajaí. Outras árvores foram derrubadas e alguns exemplares "saudáveis" estão sendo reposicionados nas laterais da via. Após a revitalização, a avenida terá o dobro de árvores, segundo a prefeitura, num total de 260 espécies adequadas para a arborização urbana.
Mais áreas de lazer e mobilidade
As palmeiras do trecho inicial da avenida foram retiradas para permitir o avanço das obras e transplantadas no Parque Ecológico Náutico, que está em construção próximo à Marina Itajaí. Outras árvores foram derrubadas e alguns exemplares “saudáveis” estão sendo reposicionados nas laterais da via. Após a revitalização, a avenida terá o dobro de árvores, segundo a prefeitura, num total de 260 espécies adequadas para a arborização urbana.
“Estamos trabalhando para entregar uma avenida mais ampla, segura e fluida para a população o mais rápido possível. As chuvas, em alguns momentos, atrasam o andamento das obras, mas seguimos avançando”, afirma o secretário de Urbanismo, Auri Pavoni.
O lado esquerdo da avenida, com nove metros de largura, contará com faixas de estacionamento, ciclovia e áreas de convivência e contemplação. O lado direito, com cerca de seis metros, também será arborizado e ganhará iluminação nova e paisagismo.