ITAJAÍ
Morre o comandante Gaya da Marinha Mercante
Amigos lamentam a morte e destacam pioneirismo de Gaya na vistoria de cargueiros
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Lauro Ubirajara dos Santos Gaya, comandante aposentado da Marinha Mercante do Brasil, faleceu na segunda-feira aos 86 anos. Ele foi pioneiro na área de perícia naval em Santa Catarina, através da empresa Perisul Marine Surveyor.
A causa da morte foi pneumonia e infarto, informou a família. O corpo de Gaya foi velado no Crematório Vaticano, com a despedida na sequência.
Comandante Gaya deixou a companheira, Márjore Maria Schoenau Gaya, os filhos Lauro Gaya Júnior, Tânia Gaya, Ronaldo Gaya e Ricardo Gaya, além das enteadas Tássya e Ana Paula, e seis netos.
Amigos lamentaram a perda nas redes sociais. “Perdemos um grande mestre, Lauro Ubirajara dos Santos Gaya, um dos maiores surveyors [vistoriadores] do Brasil. Tive a honra de realizar inúmeros trabalhos com ele nos portos de Itajaí e São Francisco do Sul. Descanse em paz, mestre”, escreveu o amigo José Flávio Commandulli.
Outro amigo, Charles Rotta, destacou o vasto conhecimento de Gaya na área de comissário de avarias e vistoria de cargueiros: “Foi um grande e experiente comissário de avarias e surveyor. Deixará muitas saudades com toda certeza”, afirmou.