DESPEDIDA
Morre, aos 103 anos, um dos últimos ex-combatentes da Segunda Guerra que vivia na região
Expedicionário José Bernardino Coelho embarcou para a Itália em setembro de 1944
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
José Bernardino Coelho, um dos últimos moradores da região que foi combatente da Segunda Guerra Mundial, faleceu nesta quinta-feira, aos 103 anos. Ele estava internado no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, onde morreu vítima de pneumonia e falência múltipla dos órgãos.
Natural de Camboriú, Bernardino viveu por décadas na rua Uruguai, em Itajaí, e, nos últimos anos, morava em Balneário Camboriú. O sepultamento será no Cemitério da Fazenda nesta sexta.
O expedicionário José Bernardino Coelho serviu no 11º Regimento de Infantaria Tiradentes, hoje 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, com sede em São João del Rei (MG). Ele embarcou para a Itália numa sexta-feira, 22 de setembro de 1944, com o 3º Escalão, sob o comando do general Falconiere.
Desembarcou em Nápoles em 6 de outubro de 1944 e foi levado para o assentamento de San Rossore, em Pisa, atuando no Destacamento de Saúde como padioleiro, responsável pelo transporte dos feridos.
Bernardino retornou ao Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1945. Ele foi homenageado com a Medalha de Campanha e a Medalha da Vitória. Casado por 58 anos com Zida de Souza Coelho, falecida em 2015, Bernardino deixa cinco filhos, 10 netos e nove bisnetos. Ele completaria 104 anos em janeiro de 2025.