TRAVESSIA
Ferry-boat instala catracas eletrônicas para pedestres; entenda a novidade
Novo sistema é digital e deve diminuir filas e agilizar a travessia
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Os pedestres que utilizam o ferry-boat entre Itajaí e Navegantes contam com uma novidade: catracas eletrônicas que permitem acesso com bilhete digital.
A empresa NGI Sul, responsável pela travessia, instalou os novos equipamentos que fazem a leitura do bilhete digital, comprado pelos usuários através do aplicativo Si.Go, na bilheteria e, em breve, pelo NGI Card – cartão de recarga que será lançado pela empresa.
As catracas eletrônicas possuem leitores de QR Code. Basta o usuário apresentar a imagem gerada pelo aplicativo ou o bilhete impresso e a catraca será liberada para passagem. As formas de atendimento tradicionais, com pagamento em dinheiro, PIX e passe-livre, continuam disponíveis aos pedestres.
A novidade está em fase de testes. Nesta primeira etapa, o sistema digital só funcionará para pedestres que utilizam a estação de Navegantes no sentido Itajaí.
A partir desta sexta-feira, fica disponível para o sentido oposto (de Itajaí para Navegantes).
Mudanças
As mudanças estão acontecendo de forma gradual e em breve serão instaladas nas demais estações – tanto no lado de Itajaí, quanto na balsinha nos bairros Machados e Barra do Rio. O objetivo é reduzir as filas e otimizar o fluxo de pedestres na travessia.
Sobre as filas que aconteceram neste primeiro momento, o diretor da NGI Sul, Paulo Henrique Weidle, explicou que é porque muitos usuários ainda não baixaram o aplicativo e precisam fazer a compra do tíquete impresso.
"A fila que antes era no guichê agora é na nova bilheteria, é por conta da emissão do tíquete impresso que gera um pouquinho mais de tempo", explicou PH.
O diretor da NGI Sul ainda acrescentou que quanto mais os usuários usarem o aplicativo Si.Go para compra dos bilhetes, mais ágil será a travessia.
Como baixar o aplicativo
O Si.Go está disponível para dispositivos Android e Apple. Para efetuar o cadastro é simples: basta preencher os campos com nome, RG, CPF e endereço.
Através da plataforma, o usuário pode comprar créditos para a travessia com pagamento via PIX. Após a compra, o bilhete eletrônico fica disponível para ser usado dentro de três horas. Passado o tempo, o usuário poderá fazer a reemissão do bilhete para utilizá-lo em outra oportunidade.
Para isso, basta clicar no bilhete expirado e confirmar o processo. O novo bilhete estará disponível após 48 horas. A reemissão pode ser solicitada dentro de 30 dias após a compra inicial pelo aplicativo.
Idosos que têm direito à tarifa zero, conforme a lei estadual, e que já fizeram o cadastro, devem retirar o cartão de acesso na estação Navegantes para garantir a gratuidade nas catracas eletrônicas.
Vem mais novidade
O sistema de cobrança via aplicativo também será disponibilizado para ciclistas e motociclistas, em data que será anunciada em breve pela NGI Sul. Desde fevereiro de 2024, automóveis, utilitários, ônibus e caminhões já têm a opção de pagar via aplicativo.
Serviço
A NGI Sul atende os usuários via telefone/WhatsApp: (47) 3319-3234 ou pelo site: ngisul.com.br.
#publieditorial #publicidade #publi