A obra da unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Itajaí, avançou neste início de ano com a finalização das fundações, marcando a conclusão de uma etapa estrutural do projeto. Com o andamento do trabalho em bom ritmo, a previsão é que a inauguração da obra seja ainda em 2026.
O projeto tem investimento de mais de R$ 5 milhões e é uma das reivindicações de saúde mais antigas da região que não conta com unidades do Hemosc. O problema obriga os doadores a se deslocarem pra ...
O projeto tem investimento de mais de R$ 5 milhões e é uma das reivindicações de saúde mais antigas da região que não conta com unidades do Hemosc. O problema obriga os doadores a se deslocarem pra outras regiões ou depender de mutirões periódicos de coleta.
Continua depois da publicidade
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, comenta que o projeto é prioridade do governo e destacou o avanço das obras. “Com a finalização desse trabalho [das fundações] será possível realizar as próximas fases da construção. É um grande sonho que depois de muitos anos de espera está virando realidade”, disse.
A unidade do Hemosc em Itajaí terá mais de 900 m², distribuídos em três pavimentos e projetada para funcionar como uma Central de Distribuição de Hemocomponentes a hospitais e clínicas da região, com atendimento 24 horas. O local também fará coletas de doação de sangue total de segunda a sexta-feira.
O local não será um hemocentro completo, como os existentes em outras regiões, com serviços de armazenamento e processamento de sangue, mas vai eliminar a necessidade de deslocamentos. Com a unidade em Itajaí, a distribuição dará agilidade no atendimento aos hospitais e o posto de coleta deve estimular novos doadores.
O andamento dos trabalhos segue sendo monitorado de forma permanente pelo Hemosc, com reavaliação das etapas executivas e dos marcos de planejamento sempre que necessário. O objetivo é garantir a qualidade, a segurança e a conformidade técnica do empreendimento.
“Há um grande empenho de todos os envolvidos, como o governo do estado, a Secretaria de Estado da Saúde, a organização social Fahece e parceiros para entregar essa unidade de coleta e distribuição de sangue o mais rápido possível”, afirma a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.