Itajaí, Navegantes, Barra Velha e Piçarras tiveram ocorrências policiais
Itajaí teve boca de urna e até um marido que votou no lugar da mulher
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
As eleições municipais deste domingo registraram 37 ocorrências policiais, com a prisão de 12 pessoas durante o período de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na região, Itajaí, Balneário Piçarras, Navegantes e Barra Velha tiveram denúncias de boca de urna e outros crimes eleitorais.
No bairro Cordeiros, em Itajaí, a Polícia Militar prendeu dois homens distribuindo santinhos do candidato a vereador Marcos Sat, do Agir. A ocorrência foi no Melvin Jones, na rua Sebastião ...
No bairro Cordeiros, em Itajaí, a Polícia Militar prendeu dois homens distribuindo santinhos do candidato a vereador Marcos Sat, do Agir. A ocorrência foi no Melvin Jones, na rua Sebastião Romeu Soares, o maior colégio do loteamento Jardim Esperança. Os dois presos foram levados à sede da Polícia Federal e estavam com 120 panfletos. Nenhum dos detidos é candidato.
Ainda em Itajaí, um casal foi levado à Polícia Federal para apuração de uma denúncia de que o marido votou no lugar da esposa. O caso aconteceu no Centro Educacional Pedro Rizzi, na rua Agílio Cunha, bairro Cidade Nova. Segundo informações iniciais, o homem votou usando o título de eleitor da companheira. Os mesários, ao perceberem o erro, exigiram a presença da eleitora na seção. O casal foi encaminhado à Polícia Federal, e o homem alegou ter pegado o título por engano.
Navegantes
Em Navegantes, dois homens foram flagrados distribuindo santinhos próximos ao colégio Julia Miranda, no centro. Não houve prisões, mas o material foi apreendido e o homem assinou um termo circunstanciado.
Outra denúncia de boca de urna foi em frente à escola Rosa Maria Xavier de Araújo, no bairro Meira Praia. O motorista de um Sandero, alegando estar transportando familiares com deficiência para votar, foi preso por transporte irregular. Ele não soube informar o nome dos passageiros, e os eleitores acabaram confessando que o transporte teria sido oferecido em troca de voto.
Piçarras
Em Balneário Piçarras, um homem foi flagrado distribuindo santinhos perto do colégio Francisca Borba, na rua Pirabeiraba. A Polícia Militar fez um termo circunstanciado e recolheu o material.
Cabo eleitoral é preso com R$ 24 mil
Em Barra Velha, um cabo eleitoral do PP foi preso com um saco de dinheiro, tentando comprar votos na rua João Pedro de Oliveira, próximo à escola Antônia Gasino de Freitas, no bairro São Cristóvão.
A Polícia Militar recebeu a denúncia e foi até o local. Ao avistar as viaturas, o homem tentou fugir, mas foi perseguido e preso. Ele resistiu à prisão e precisou ser contido e algemado.
Com o cabo eleitoral, foram apreendidos R$ 24 mil em dinheiro, além de materiais de campanha do candidato Thiago Pinheiro (PP) e do vice Allan Ricardo Batista (Podemos).
Bandeiras irregulares apreendidas em frente ao Salesiano
O motorista de uma Amarok branca, que estava com bandeiras do PL acima do tamanho permitido,e estacionada em frente ao colégio Salesiano, no centro de Itajaí, teve o material apreendido pela Polícia Civil, junto com um representante da Justiça Eleitoral de Itajaí.
Segundo a polícia Civil, a bandeira de propaganda partidária estava acima do tamanho permitido e outra bandeira de propaganda de partido também excedia o limite autorizado pela Justiça.
O motorista, que vestia uma camiseta verde e amarela com adesivo do número 22 no peito, foi obrigado a retirar todo o material da caminhonete e entregar aos policiais para somente depois ser autorizado a deixar o local. As bandeiras foram apreendidas e levadas para a Justiça Eleitoral em Itajaí.
Neste domingo, até às 12h, a Polícia Civil, junto com a Justiça Eleitoral, realizou cerca de 30 apreensões em veículos, casas e comércios que exibiam bandeiras fora do padrão. O foco da ação foi apenas a apreensão do material. Como não houve desacato ou recusa na entrega durante as abordagens, ninguém precisou ser autuado na Polícia Federal em Itajaí.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.