As eleições municipais deste domingo registraram 37 ocorrências policiais, com a prisão de 12 pessoas durante o período de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na região, Itajaí, Balneário Piçarras, Navegantes e Barra Velha tiveram denúncias de boca de urna e outros crimes eleitorais.
Continua depois da publicidade
No bairro Cordeiros, em Itajaí, a Polícia Militar prendeu dois homens distribuindo santinhos do candidato a vereador Marcos Sat, do Agir. A ocorrência foi no Melvin Jones, na rua Sebastião ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
No bairro Cordeiros, em Itajaí, a Polícia Militar prendeu dois homens distribuindo santinhos do candidato a vereador Marcos Sat, do Agir. A ocorrência foi no Melvin Jones, na rua Sebastião Romeu Soares, o maior colégio do loteamento Jardim Esperança. Os dois presos foram levados à sede da Polícia Federal e estavam com 120 panfletos. Nenhum dos detidos é candidato.
Continua depois da publicidade
Ainda em Itajaí, um casal foi levado à Polícia Federal para apuração de uma denúncia de que o marido votou no lugar da esposa. O caso aconteceu no Centro Educacional Pedro Rizzi, na rua Agílio Cunha, bairro Cidade Nova. Segundo informações iniciais, o homem votou usando o título de eleitor da companheira. Os mesários, ao perceberem o erro, exigiram a presença da eleitora na seção. O casal foi encaminhado à Polícia Federal, e o homem alegou ter pegado o título por engano.
Navegantes
Continua depois da publicidade
Em Navegantes, dois homens foram flagrados distribuindo santinhos próximos ao colégio Julia Miranda, no centro. Não houve prisões, mas o material foi apreendido e o homem assinou um termo circunstanciado.
Outra denúncia de boca de urna foi em frente à escola Rosa Maria Xavier de Araújo, no bairro Meira Praia. O motorista de um Sandero, alegando estar transportando familiares com deficiência para votar, foi preso por transporte irregular. Ele não soube informar o nome dos passageiros, e os eleitores acabaram confessando que o transporte teria sido oferecido em troca de voto.
Piçarras
Em Balneário Piçarras, um homem foi flagrado distribuindo santinhos perto do colégio Francisca Borba, na rua Pirabeiraba. A Polícia Militar fez um termo circunstanciado e recolheu o material.
Cabo eleitoral é preso com R$ 24 mil
PM teve que algemar cabo eleitoral (foto: reprodução)
Continua depois da publicidade
Em Barra Velha, um cabo eleitoral do PP foi preso com um saco de dinheiro, tentando comprar votos na rua João Pedro de Oliveira, próximo à escola Antônia Gasino de Freitas, no bairro São Cristóvão.
A Polícia Militar recebeu a denúncia e foi até o local. Ao avistar as viaturas, o homem tentou fugir, mas foi perseguido e preso. Ele resistiu à prisão e precisou ser contido e algemado.
Com o cabo eleitoral, foram apreendidos R$ 24 mil em dinheiro, além de materiais de campanha do candidato Thiago Pinheiro (PP) e do vice Allan Ricardo Batista (Podemos).
Bandeiras irregulares apreendidas em frente ao Salesiano
Continua depois da publicidade
Polícia apreendeu mais de 30 bandeiras fora do tamanho padrão (foto: reprodução)
O motorista de uma Amarok branca, que estava com bandeiras do PL acima do tamanho permitido,e estacionada em frente ao colégio Salesiano, no centro de Itajaí, teve o material apreendido pela Polícia Civil, junto com um representante da Justiça Eleitoral de Itajaí.
Segundo a polícia Civil, a bandeira de propaganda partidária estava acima do tamanho permitido e outra bandeira de propaganda de partido também excedia o limite autorizado pela Justiça.
O motorista, que vestia uma camiseta verde e amarela com adesivo do número 22 no peito, foi obrigado a retirar todo o material da caminhonete e entregar aos policiais para somente depois ser autorizado a deixar o local. As bandeiras foram apreendidas e levadas para a Justiça Eleitoral em Itajaí.
Neste domingo, até às 12h, a Polícia Civil, junto com a Justiça Eleitoral, realizou cerca de 30 apreensões em veículos, casas e comércios que exibiam bandeiras fora do padrão. O foco da ação foi apenas a apreensão do material. Como não houve desacato ou recusa na entrega durante as abordagens, ninguém precisou ser autuado na Polícia Federal em Itajaí.
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.