BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Juliana Pavan é eleita prefeita com diferença de 2500 votos
Primeira prefeita na história de Balneário Camboriú superou Peeter Grando (PL) com 42,3% dos votos
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Juliana Pavan (PSD) foi confirmada prefeita eleita de Balneário Camboriú e com isso se tornou a primeira mulher a comandar o Poder Executivo na cidade.
Juliana fechou a disputa com 29.495 votos, 42,3% do total, com uma diferença de 2500 votos para Peeter Grando (PL), que terminou o pleito com 26.995 votos, 38,71% do total.
Lucas Gotardo (Novo) ficou em 3º lugar, com 8,76% dos votos, seguido por Marisa Zanoni (PT), com 5%; André Meirinho (PP), com 4,44%; e Claudir Maciel (PSB), com 0,79%. Juliana Pavan nasceu em Balneário Camboriú e tem 41 anos. É filha de Leonel Pavan, ex-senador, ex-governador e ex-prefeito de BC, que foi eleito prefeito em Camboriú.
“É a primeira vez que eu não voto no meu pai e eu fiz um pedido para as pessoas de Camboriú, pra que depositassem esse voto de confiança em Leonel Pavan. E hoje, um marco na história da nossa região, estamos aqui honrando todo esse trabalho”, comentou durante a comemoração, sobre a vitória do pai na cidade vizinha.
A prefeita eleita saiu em carreata pelo centro da cidade após a totalização das urnas. Ele passou pelas avenidas Brasil e Atlântica, voltando depois pela Brasil novamente onde encontrou o pai, Leonel Pavan, na ponte do Barranco, perto das 23h, no limite entre Balneário Camboriú e Camboriú. “Nós vamos honrar a confiança depositada no nosso nome. Porque vocês podem ter certeza, o respeito vai prevalecer para todas as pessoas. E vai ser assim, a forma como nós conduzimos a campanha e a forma como nós vamos governar Balneário Camboriú. Um governo de respeito, de responsabilidade e de transparência”, completou nas declarações após a vitória.
Juliana encabeçou a chapa “Juntos por Toda Balneário Camboriú” (PSD, MDB), PDT, Podemos, DC, Avante, UB e Republicanos), tendo como vice-prefeito o vereador Nilson Probst (MDB).
Vereadora licenciada, Juliana também é apresentadora de TV e empresária do ramo hoteleiro, graduanda em Administração com habilitação em Marketing e Tecnologia de Gestão Pública.
Em 2020, concorreu pela primeira vez às eleições municipais e foi eleita vereadora pelo PSDB. Em março deste ano, se filiou ao PSD como o pai, Leonel Pavan. Como vereadora, Juliana coordenou a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores, criou o Selo Empresa Amiga da Juventude e a Coordenadoria e Estatuto da Mulher de Balneário Camboriú.
Nós vamos honrar a confiança depositada no nosso nome. O respeito vai prevalecer para todas as pessoas” - Juliana Pavan
Juliana Pavan derrotou o PL na “cidade mais bolsonarista do Brasil”
A representante do PSD, Juliana Pavan Borstel, se tornou a primeira mulher eleita chefe do executivo municipal de Balneário, cargo que já foi ocupado pelo pai em dois mandatos, nos anos 1990 e 2000. Ela contou com o apoio dos partidos PDT, PODE, DC, Avante, União Brasil e Republicanos.
Juliana tem 41 anos, é casada com Edwino Reinaldo Von Borstel Neto e tem uma filha, Maria Giulia. Em 2020, concorreu pela primeira vez às eleições municipais e foi eleita vereadora pelo PSDB. Em março deste ano, se filiou ao PSD como o pai, Leonel Pavan. Ela também apresenta na TVC Panorama o programa Muito Mais.
Como vereadora, coordenou a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores, criou o Selo Empresa Amiga da Juventude, que incentiva empresas a contratar jovens, e a Coordenadoria e Estatuto da Mulher de Balneário Camboriú. Também apresentou projeto para fiscalizar o comércio ilegal de fios metálicos para coibir o furto e a receptação.
Em seu plano de governo, Juliana estabeleceu como prioridade fazer uma gestão eficiente e transparente. Através do uso de tecnologia ela fala que pretende facilitar o acesso aos serviços públicos e criar canais diretos de comunicação. Na área de saúde, se comprometeu a ampliar a oferta de serviços especializados e regionalizar o Hospital Ruth Cardoso.
Na área de educação, Juliana pretende garantir vagas para todas as crianças em idade escolar e ampliar o ensino em tempo integral. Na área da economia, com foco no social, prometeu um centro de qualificação profissional para mulheres durante a programação do Outubro Rosa.
Em relação à mobilidade urbana, seu plano prevê a integração regional dos modais de transporte com as ciclovias e melhorar a acessibilidade dos passeios. Para sanar o problema de déficit habitacional da classe trabalhadora, ela quer implementar um Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e regulação fundiária. Outra promessa é concluir a rede de esgoto sanitário e ampliar o sistema de abastecimento de água.
VEREADORES ELEITOS EM B. CAMBORIÚ
NOME
PARTIDO VOTOS %
Jair Bolsonaro (PL) 3033 4,42%
Victor Forte (PL) 2888 4,21%
Eduardo Zanatta (PT) 2568 3,74%
Kaká Fernandes (PL) 2274 3,31%
Guilherme Cardoso (PL) 1930 2,81%
Naifer (NOVO) 1872 2,73%
Medeiros (PL) 1831 2,67%
Anderson Santos (PL) 1676 2,44%
Mazinho Miranda (PRD) 1456 2,12%
Marcelo Achutti (MDB) 1369 1,99%
Cristiano (PSD) 1290 1,88%
Samir Dawud (CIDADANIA) 1207 1,76%
Marquinho Kurtz (PODE) 1205 1,75%
Ricardinho da Saúde (PRD) 1117 1,63%
Elizeu Pereira (MDB) 1110 1,62%
Jade Martins (MDB) 1094 1,59%
Bola (PSD) 1052 1,53%
Alessandro Teco (DC) 1000 1,46%
Ciça Müller (PDT) 708 1,03%