GUIA DAS ELEIÇÕES
Pronto para votar? Tudo o que você precisa saber para o dia 6 de outubro
Fica com a gente: DIARINHO fará live com apuração em tempo real de todos os municípios da Amfri
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
As eleições municipais de 2024 estão aí, e o DIARINHO preparou um guia completo para ajudar você no dia da votação neste domingo, 6 de outubro. Aqui você encontrará informações sobre horários, documentos necessários, telefones para denúncias e o que é permitido ou proibido no domingo de eleições.
Segundo turno
Apenas três cidades do estado poderão ter segundo turno: Blumenau, Florianópolis e Joinville. Caso nenhum candidato a prefeito alcance a maioria absoluta no primeiro turno, uma nova votação será realizada no dia 27 de outubro, apenas para os cargos de prefeito e vice-prefeito.
Preparativos para o grande dia
As equipes dos cartórios eleitorais já finalizaram a preparação das urnas e documentos. Em Itajaí, são 300 urnas e 12 técnicos treinados para lidar com qualquer eventualidade. Segundo a Justiça Eleitoral, as urnas deste ano são mais modernas e com um software mais ágil, o que promete reduzir ainda mais a possibilidade de falhas.
Às 13h, as urnas começarão a ser levadas aos locais de votação sob escolta das forças de segurança para garantir a integridade do processo.
Horário de votação
As urnas estarão abertas das 8h às 17h, sempre no horário de Brasília. Todos os eleitores que estiverem na fila até as 17h terão garantido o direito de votar. Após esse horário, os locais de votação serão fechados. Quem não votar, precisará pagar uma multa de R$ 3,51 por turno (para eleitores entre 18 e 70 anos).
Segundo turno em Santa Catarina
Apenas três cidades do estado poderão ter segundo turno: Blumenau, Florianópolis e Joinville. Caso nenhum candidato a prefeito alcance a maioria absoluta no primeiro turno, uma nova votação será realizada no dia 27 de outubro, apenas para os cargos de prefeito e vice-prefeito.
Documentos necessários para votar
O e-Título, versão digital do título de eleitor, pode ser utilizado como identificação, desde que a foto do eleitor esteja no aplicativo, o que depende do cadastro biométrico na Justiça Eleitoral. Outros documentos oficiais com foto também são aceitos, como identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação, entre outros.
Lembre-se: para votar, é necessário estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Títulos suspensos ou cancelados impedem a participação na votação. Multas pendentes, no entanto, não barram o eleitor, desde que o título esteja regular.
Como conferir seu local de votação?
É fundamental verificar o local de votação antes do domingo. Você pode fazer isso pelo aplicativo e-Título, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral ou pelo telefone Disque-eleitor (0800 647 3888), que também responde via WhatsApp, operado por inteligência artificial.
O que pode e o que não pode no dia das eleições
Em Santa Catarina, não haverá Lei Seca, ou seja, a venda de bebidas alcoólicas está liberada no domingo. Eleitores podem manifestar sua preferência por candidatos de forma individual e silenciosa, usando bandeiras, camisetas e adesivos. Entretanto, não é permitido formar grupos com roupas ou itens que indiquem apoio a candidatos ou partidos.
Distribuição de santinhos, camisetas e propaganda em locais de votação é crime de boca de urna, assim como comícios e carreatas no dia da eleição.
Acompanhe a apuração em tempo real
O DIARINHO fará uma cobertura completa e em tempo real das eleições municipais na Amfri. A equipe estará de plantão desde o início da votação, com informações atualizadas no site e nas redes sociais sobre filas, ocorrências e o clima eleitoral.
A partir das 17h30, o DIARINHO entrará ao vivo no YouTube com a apuração dos resultados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A live contará com a participação da jornalista Laura Testoni, que receberá três convidados para analisar o cenário eleitoral na região. Entre eles, o advogado Luiz Fernando Ozawa e o sociólogo Flávio Ramos, além do colunista político JotaCê, que trará seus comentários sobre o pleito.