Sobrou o tronco

Poda radical mutila árvore na orla de BC

Amendoeira ficou apenas com o tronco

Moradores lembram que árvore foi plantada na década de 50 
 (Foto: Leitor)
Moradores lembram que árvore foi plantada na década de 50 (Foto: Leitor)

Moradores do condomínio Renoir, na esquina da avenida Atlântica com a rua 3500, no centro de Balneário Camboriú, estão indignados com uma poda agressiva feita numa amendoeira de cerca de 70 anos que fica no passeio público em frente ao prédio. Todos os galhos da árvore foram decepados, restando somente o tronco.

Uma moradora contou que a árvore foi plantada pela senhora Julieta Rebelo, esposa do advogado blumenauense Arão Rebelo, que tinha a carteira número 1 da Ordem dos Advogados do Brasil ( ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Uma moradora contou que a árvore foi plantada pela senhora Julieta Rebelo, esposa do advogado blumenauense Arão Rebelo, que tinha a carteira número 1 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina. “A casa da esquina era deles. A árvore foi plantada entre 1951 e 1952, quando a filha do casal tinha cerca de sete anos. É uma barbaridade o que fizeram!”, lamentou.

Continua depois da publicidade

Outro morador ainda relatou que essa não é a primeira árvore mutilada durante uma poda na avenida Atlântica. “Em vez de preservar o pouco que resta para fazer sombra e baixar a temperatura... Mas paciência, o importante é construir prédios ”, criticou.

Heli Schlickmann, técnico agrícola e tecnólogo em Gestão Ambiental, informou que uma poda drástica pode custar a vida da árvore. “Esse tipo de intervenção é danosa para essa espécie. A lei municipal 4868, de 20 de março de 2024, proíbe terminantemente esse tipo de poda. Ela pode levar a árvore à morte”, explicou.

O especialista ainda explicou que, com a nova brotação, a árvore terá sua arquitetura completamente descaracterizada. “Se houver uma brotação muito intensa, os ramos ficarão frágeis, pois haverá um crescimento vigoroso e a planta nunca mais terá sua arquitetura original. Dependendo da época, como agora, que é um período de muita atividade, gastando muita energia e água, ela pode se exaurir e morrer”, completou.

Poda da prefeitura

A poda que mutilou a amendoeira da esquina da avenida Atlântica com a rua 3500, no centro de BC,  foi feita pelo setor de Paisagismo da secretaria de Obras de Balneário Camboriú. “As árvores estavam muito inclinadas e com risco de tombar devido ao peso em um só lado, por isso decidiram realizar essa poda drástica para reestruturar e equilibrar a copa da árvore. A Celesc realiza uma poda completamente inadequada, comprometendo a estabilidade da árvore. Desta vez, optaram por uma poda mais radical para tentar formar uma nova copa que não prejudique a fiação e que não fique torta como estava”, explicou a secretária Maria Heloísa Furtado Lenzi.

Segundo a secretária, a responsabilidade é da secretaria de Obras. “Eles têm autorização para esse tipo de poda em área pública. O grande problema é que a Celesc faz cortes inadequados, gerando problemas que afetam a calçada, pois a árvore acaba pendendo para um lado e em casos de chuva forte pode até ocorrer a queda da árvore”, justificou.

Balneário Camboriú dispõe de Plano Municipal de Arborização Urbana. O documento inclui um manual da secretaria de Meio Ambiente com todas as diretrizes sobre o que pode e o que não pode ser feito ao podar uma árvore.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.213


TV DIARINHO


⚽🚨 RACISMO NÃO ! O Ministério Público abriu investigação sobre ofensas racistas e xenofóbicas feitas ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

VersoLuz

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?

Bolsonaro é preso

Blog do JC

Bolsonaro é preso



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.