Obras do binário da Osvaldo Reis começam em outubro
Nova avenida será uma alternativa para quem circula pela Osvaldo Reis entre Itajaí e Balneário Camboriú
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Binário terá cinco quilômetros de extensão
(Foto: reprodução)
A prefeitura de Itajaí assinou a ordem de serviço para o início das obras do binário da Osvaldo Reis, que promete ser uma solução para o trânsito congestionado entre as maiores cidades da Amfri. A nova avenida será uma alternativa de rota entre Itajaí e Balneário Camboriú.
A primeira fase do projeto começa na rua Joel José Ferreira, na Praia Brava. As obras dessa etapa estão previstas para começar na primeira semana de outubro, com custo de R$ 6,4 milhões ...
A primeira fase do projeto começa na rua Joel José Ferreira, na Praia Brava. As obras dessa etapa estão previstas para começar na primeira semana de outubro, com custo de R$ 6,4 milhões. Quando finalizado, o binário ligará a rua José Copertino Chaves, na Fazenda, até a avenida Márcio Ferreira de Mello e Silva, na Brava.
O binário terá cinco quilômetros de extensão, sendo três quilômetros de construção nova e dois de alargamento e reurbanização de vias já existentes. A Osvaldo Reis funcionará no futuro apenas no sentido de BC para Itajaí, enquanto o binário operará no sentido oposto.
A nova via contará com quatro pistas, incluindo uma exclusiva para ônibus, além de bolsões de estacionamento, calçadas, ciclovias, sinalização viária e paisagismo. O projeto também prevê a instalação de sistema de drenagem pluvial, com captação superficial e condução subterrânea por tubulações.
Etapas das obras
As obras começarão pela drenagem, infraestrutura e alargamento das vias. O prazo para conclusão dessa etapa é de nove meses. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Auri Pavoni, todas as licenças ambientais já foram liberadas e as desapropriações realizadas.
A próxima etapa da obra, entre as ruas Joel José Ferreira e Laura dos Santos Laurindo, deve ser licitada ainda este ano.
“O binário da Osvaldo Reis é uma obra que representa o desenvolvimento e a modernidade de Itajaí, conectando a cidade a Balneário Camboriú. Precisamos reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, comemorou o prefeito em exercício, Marcelo Sodré (PDT).
Nova ponte interrompe o trânsito
A obra da nova ponte entre os bairros São Judas e Cidade Nova entra na reta final e vai interromper o trânsito em um trecho da rua José Pereira Liberato, no bairro São Judas, a partir desta terça, para a colocação das vigas. Cada uma das 27 vigas na cobertura do vão sobre o rio Itajaí-mirim tem 20 metros de comprimento, 1,5 metro de altura e pesa 24 toneladas.
Para a instalação, o trânsito no cruzamento das ruas José Pereira Liberato e Adolfo Batschauer ficará interditado até quinta-feira. Um guindaste estará operando na rua e o bloqueio é pra garantir a segurança dos moradores. Pros motoristas que trafegam pela José Pereira Liberato, o desvio é acessando as ruas Germano Montibeler e Gervásio Vieira, contornando o trecho pela rua Ângelo Rodi.
Com 90 metros de extensão e 15 metros de largura, a ponte interligará as ruas Adolfo Batschauer, no São Judas, e Sidney Schulze e Otto Hoier, no Cidade Nova. Ela terá duas faixas pra carros e motos, ciclovia e área de passeio para pedestres.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.