Em 1997, o Brasil e o mundo viram surgir um novo ídolo no tênis. Com a simplicidade e o carisma de um manezinho de Florianópolis, Guga conquistava pela primeira vez o famoso torneio de Roland Garros, na França, um dos quatro principais do circuito mundial. Vinte e sete anos depois, a história vitoriosa de Guga no esporte é revisitada por ele mesmo na série documental “Guga por Kuerten”, lançada pela plataforma de streaming Disney+ neste mês.
A trajetória de Guga no tênis começou cedo, ainda criança, e este é o ponto de partida da série de cinco episódios, que tem a participação do técnico Larri Passos e da família de Guga: ...
A trajetória de Guga no tênis começou cedo, ainda criança, e este é o ponto de partida da série de cinco episódios, que tem a participação do técnico Larri Passos e da família de Guga: o irmão Rafael e a mãe Alice. A série está disponível no site: www.disneyplus.com.
Continua depois da publicidade
Aos oito anos, Guga perdeu o pai Aldo Kuerten, que foi quem o incentivou a começar no tênis. Sob a orientação de Larri desde a adolescência, Guga foi campeão pela primeira vez de Roland Garros aos 20 anos, quando era o número 66 do ranking mundial.
O grand slam de Paris é o fio condutor da narrativa, o qual Guga venceu mais duas vezes, em 2000 e 2001, quando também alcançou o topo do ranking mundial, vencendo duas lendas americanas: Andre Agassi e Pete Sampras, em Lisboa.
Por falar em lendas, alguns dos maiores nomes da história do tênis dão seus depoimentos sobre Guga na série, como Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal. Contemporâneos de Guga, Fernando Meligeni, Marat Safin, Yevgeny Kafelnikov e Alex Correja também falam sobre o ídolo brasileiro.
As lesões, que dificultaram e abreviaram a carreira profissional de Guga, também ganham espaço no documentário. Em sua trajetória no circuito mundial, Gustavo Kuerten teve mais de 400 vitórias e 28 títulos, que o eternizaram no Hall da Fama do tênis em 2012, e o tornaram uma referência do esporte no Brasil.