Enquete
Qual a sua opinião sobre a volta do horário de verão?
Pesquisa aponta para 54,9% de apoio à mudança
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
O governo federal cogita a volta do horário de verão no Brasil. O objetivo é aproveitar melhor a luz solar, principalmente durante o período de verão, quando os dias são mais longos. Ao adiantar os relógios em uma hora, as pessoas aproveitam mais a claridade natural, o que ajuda na redução do consumo de energia elétrica.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em entrevista à rádio Itatiaia que o horário de verão pode ser alternativa para evitar aumento na conta de energia elétrica. “Com essa escassez hídrica no momento de pico entre 18h e 20h, quando a gente perde a energia solar e diminui a eólica, nós precisamos despachar as térmicas. O efeito do horário de verão não é só um efeito de segurança energética”, disse.
As discussões são lideradas pelo Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Empresa de Pesquisa Energética. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis também participam do debate.
Maioria gosta
O portal Reclame Aqui e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes fizeram um levantamento com três mil pessoas. Destas, 54,9% se declararam favoráveis ao horário de verão.
Do total, 41,8% são totalmente favoráveis e 13,1% parcialmente favoráveis. Ainda segundo o levantamento, 25,8% são totalmente contrários à implementação, 17% veem a mudança com indiferença, e 2,2% são parcialmente contrários.
O DIARINHO lançou uma enquete para saber a opinião dos leitores. A votação está disponível no site e no Instagram. As opções são: “Por mim é indiferente”, “Uhul! Já estava com saudade de dias “mais longos” e “Ótimo! Isso ajuda muito na economia de energia elétrica”.
O DIARINHO lançou uma enquete para saber a opinião dos leitores. A votação está disponível no site e no Instagram. Participe!
As fumaças das queimadas em SC
Na semana passada, o DIARINHO lançou uma enquete para saber se os internautas sentiram os efeitos do ar poluído. Santa Catarina foi atingida pela fumaça das queimadas do centro-norte do Brasil.
As fumaças das queimadas chegaram a SC. Você tem sentido os efeitos do ar poluído?
Confira o resultado da enquete no site:
Sim, o ar está seco e pesado | 59%
Notei que há diferença pela "névoa", mas não na respiração | 28%
Não vi diferença nenhuma | 13%
Resultado no Instagram:
Sim, o ar está seco e pesado | 65%
Notei que há diferença pela "névoa", mas não na respiração | 30%
Não vi diferença nenhuma | 5%