O governo federal não adotará o horário de verão em 2024. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou a decisão nesta quarta-feira. Um parecer técnico foi apresentado ao presidente Lula (PT), que optou por não retomar a medida este ano. Existe, porém, a possibilidade de o horário de verão voltar em 2025.
Continua depois da publicidade
Técnicos do ministério concluíram que, com a volta das chuvas, os reservatórios estarão abastecidos para garantir a geração de energia das hidrelétricas para atender o país sem grandes ...
Técnicos do ministério concluíram que, com a volta das chuvas, os reservatórios estarão abastecidos para garantir a geração de energia das hidrelétricas para atender o país sem grandes prejuízos ao fechar a conta deste ano.
Continua depois da publicidade
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) havia apresentado na segunda-feira dados sobre a possibilidade de adiantar os relógios em uma hora. Em setembro, em outro documento, o ONS recomendou o uso do horário de verão, apontando que a economia poderia chegar a R$ 400 milhões. O ministro Silveira afirmou que a mudança no horário só ia acontecer se fosse imprescindível.
Leitores do DIARINHO queriam a volta
Quando o horário de verão começou a ser debatido pelas autoridades, o DIARINHO fez uma enquete no site e no Instagram, pedindo a opinião dos leitores sobre o tema. A maioria gosta da mudança e torcia para que voltasse, embora alguns não tenham aprovado a ideia. Clique aqui e veja o resultado completo.
Continua depois da publicidade
O horário de verão é uma medida que tem o objetivo de aproveitar melhor a luz solar, principalmente no verão, quando os dias são mais longos. Ao adiantar os relógios em uma hora, as pessoas aproveitam mais a claridade natural, o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica.