ITAJAÍ
Festerê cultural marca aniversário dos 60 anos da Univali; veja a programação
Festival Internacional de Música tem atrações nesta quarta e quinta-feira
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
As comemorações dos 60 anos da Univali, iniciadas no início do mês, seguem nesta quarta e quinta-feira, com as atrações do 3º Festival Internacional de Música, que vai reunir artistas do Brasil, Itália, Chile, Argentina, Uruguai e Cuba. A programação faz parte do 20º Festival Cultural da Univali, que começou no dia 10 e vai até 23 de setembro com apresentações de dança, poesia, teatro, música, fotografia e artes visuais.
Nesta quarta-feira, a programação do Festival de Internacional de Música começa às 19h, no Teatro Adelaide Konder, no campus Itajaí. Os ingressos são limitados, no valor de R$ 20, e solidários. A arrecadação com a bilheteria será revertida em doações de cestas básicas para instituições de caridade que atendem famílias carentes.
A primeira noite terá abertura com Giovanni Caccamo, da Itália, seguido de Alejandro Chileno (Chile) e Héctor Schapiro (Argentina). Depois, sobem ao palco a cantora “prata da casa”, Bárbara Damásio, que faz show com o acordeonista brusquense Bruno Moritz. Elisa Cordeiro, de Itajaí, vem na sequência, antecipando o encerramento da noite com os convidados especiais Carlos Magrão e Renato Teixeira.
Na quinta-feira, o festival abre com a cantora Louise Lucena, conhecida do público na região. Em seguida, Pablo Trindade e Macarena Sol Trindade, do Uruguai, comandam o palco. A noite terá ainda o cantor, violeiro e compositor João Ormond, do Mato Grosso, a cantora cubana Cláudia Rivera e o cantor e violonista João Bosco. O festival é aberto a toda comunidade, mas é preciso pagar o ingresso.
Cerimônia especial de aniversário
As atrações do festival e atividades culturais celebram os 35 anos de reconhecimento da Univali como universidade e comemoram os 60 anos de implantação do ensino superior em Itajaí. A cerimônia será nesta sexta-feira, a partir das 19h, no teatro Adelaide Konder, em Itajaí.
O evento será marcado por homenagens a pessoas e entidades que fizeram parte da história da Univali. Um dos momentos especiais será o de homenagem ao primeiro reitor da universidade, professor Edison Villela, que faleceu aos 89 anos no último dia 7. Haverá ainda a entrega do título de Doutora Honoris Causa à reitora da Universidade de Alicante, na Espanha, Amparo Navarro Faure. A professora será a primeira mulher a receber a comenda honorífica na instituição.
“Estamos preparando uma linda cerimônia para homenagear e agradecer a todos que fazem parte dessa trajetória de desenvolvimento do ensino superior em Santa Catarina. Será uma noite histórica para celebrar os 60 anos da Univali formando gerações para o mercado de trabalho, para a cidadania e para uma sociedade melhor”, explica o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.
Mais de 200 mil formados
Ao longo de seis décadas, a Univali formou cerca de 200 mil pessoas e é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com os rankings Times High Education, QS University, Webometrics, e UI GreenMetric University. Em 2023, a Univali ainda conquistou a nota máxima no recredenciamento do Ministério da Educação, que leva em consideração critérios como ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização, responsabilidade social, gestão e corpo docente, além do planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas.
Hoje, a Univali atende cerca de 25 mil alunos e conta com mais de dois mil colaboradores em sete estruturas no litoral. A instituição oferece ensino desde a educação infantil até a pós-graduação, com dois colégios de aplicação, mais de 200 opções de cursos e mais de 100 grupos de pesquisa, além de parcerias com outras instituições de ensino estrangeiras. “Sinto-me privilegiado por estar vivendo este momento memorável de comemoração dos 60 anos na condição de reitor e faço votos de que a nossa universidade continue a moldar a vanguarda do conhecimento. Que possamos seguir acreditando em nossa nobre missão de mudar o mundo por meio da educação, pois este sempre foi e sempre será o nosso propósito”, completa o reitor Cechinel.
AGENDA
• FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA
Local: Teatro Adelaide Konder – Campus Itajaí
• QUARTA-FEIRA
19h - Giovanni Caccamo (Itália)
19h30 - Alejandro Chileno e Héctor Schapiro (Chile e Argentina)
20h - Bruno Moritz e Bárbara Damásio
20h30 - Elisa Cordeiro
21h - Carlos Magrão
21h30 - Renato Teixeira
• QUINTA-FEIRA
19h30 - Louise Lucena
20h - Pablo Trindade e Macarena Sol Trindade (Uruguai)
20h30 - João Ormond
21h - Claudia Rivera (Cuba)
21h30 - João Bosco
• SEGUNDA-FEIRA
19h - Show de lançamento do álbum do Coral Univali
Entrada gratuita e aberta ao público em geral
• FESTIVAL CULTURAL
QUINTA-FEIRA
Mostras de Arte até 23/9; Exposição Coletiva de Artes Visuais da 20º Mostra Cultural Univali
Local: Galeria de Arte Itajaí, anexa à reitoria
• MOSTRA TAINHA DOURADA
SEXTA-FEIRA
Local: Bloco C1, sala 204 - Bunge
16h - exibição dos filmes “Innamorarsi”, “Suposto fim”, “O livro da capa preta”, “As faces de Ali”, “Cadafalso”, “Descontinuado” e “Emaranhado”