A previsão de sol se confirmou, mas o céu claro foi ofuscado pela "névoa" que atingiu Santa Catarina na quarta-feira. O climatologista do laboratório da Univali, Sergey Araújo, explicou que, logo no início da manhã, tratava-se de um nevoeiro marítimo na região. Porém, no meio da manhã, a paisagem começou a ficar esfumaçada.
Além do horizonte ofuscado, algumas pessoas passaram a sentir o ar mais seco, com presença de fuligem ou até odores no ambiente. Mas por que as queimadas que ocorrem no Norte do Brasil chegam até ...
Além do horizonte ofuscado, algumas pessoas passaram a sentir o ar mais seco, com presença de fuligem ou até odores no ambiente. Mas por que as queimadas que ocorrem no Norte do Brasil chegam até o Sul?
O engenheiro sanitarista e ambiental Victor Valente Silvestre explica que, de fato, não é comum que a qualidade do ar seja tão afetada por aqui. "Mas os ventos predominantes em alta altitude, muitas vezes, não conseguem passar pela Cordilheira dos Andes e acabam sendo redirecionados para a região Sul", explica.
Victor comenta que essa fumaça é composta por partículas finas de fuligem que não têm peso suficiente para descer da atmosfera. Essas partículas bloqueiam a passagem da luz solar, criando um microclima de efeito estufa. "A luz solar que passa e seria naturalmente refletida para a atmosfera acaba sendo refletida de volta para a superfície. Para a saúde humana, isso significa um ar mais pesado e de baixa qualidade", complementa.
Quanto tempo vai ficar essa fumaça?
Nem Victor Silvestre nem Sergey Araújo podem precisar por quanto tempo a fumaça vai atingir a região Sul do Brasil. O que ambos garantem é que as condições climáticas terão total influência sobre isso.
O climatologista afirmou que a previsão de chuva para o final de semana pode amenizar a situação. "A chuva limpa a atmosfera, mas, logo em seguida, com a mudança nas condições do tempo, os ventos voltam a soprar do quadrante Norte e trazem a fumaça de volta", explica.
"A previsão meteorológica não indica grandes volumes de chuva para as áreas afetadas pelas queimadas. Por isso, é possível que esse fenômeno persista por mais algumas semanas ou até durante todo o próximo mês", acrescenta Victor Silvestre.
Problema global
O engenheiro ambiental Victor Silvestre destaca que as queimadas são problemas globais e, por isso, as políticas públicas voltadas para a causa ambiental são fundamentais. "Outro ponto importante é que não adianta criar políticas simplistas. A matéria ambiental é complexa e exige soluções complexas também", alerta.
Victor ainda ressalta que a tecnologia pode ser uma grande aliada para identificar focos de incêndio e infratores. "Temos focos naturais e outros provocados por ação humana", conclui.
Enquete no DIARINHO
Você percebeu alguma mudança na qualidade do ar desde que a fumaça das queimadas chegou a SC? O DIARINHO lançou uma enquete no site e nas redes sociais para você deixar seu relato.
Clique aqui para votar.
Na semana passada, o DIARINHO abriu uma votação para os internautas opinarem sobre a suspensão da rede social X (antigo Twitter). Confira o resultado da votação:
Discordo; parece abuso de poder | 53,3%
Concordo; se querem atuar no Brasil, devem seguir as leis como qualquer empresa | 39,3%
Concordo com as punições, mas penso que suspender foi excessivo | 5,9%
Não tenho uma opinião formada sobre a polêmica | 1,6%
No Instagram:
Discordo; parece abuso de poder | 51%
Concordo; se querem atuar no Brasil, devem seguir as leis como qualquer empresa | 42%
Concordo com as punições, mas penso que suspender foi excessivo | 4%
Não tenho uma opinião formada sobre a polêmica | 2%