A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP/SC) reabriu o concurso público para policial penal (ex-agente penitenciário), lançado originalmente em 2019. Os candidatos convocados ou classificados têm até o dia 27 de setembro para fazer a reinscrição ou formalizar a desistência.
Podem participar os candidatos que tiveram nota igual ou superior à nota de corte na prova escrita da primeira fase do concurso e os que foram classificados na 5ª fase, mas não convocados ...
Podem participar os candidatos que tiveram nota igual ou superior à nota de corte na prova escrita da primeira fase do concurso e os que foram classificados na 5ª fase, mas não convocados para o curso de Formação Profissional. Os candidatos devem seguir as instruções do edital de convocação para garantir a validação da inscrição e a continuidade no concurso público.
A lista de convocados está disponível no site da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese)em sap.fepese.org.br. A secretaria orienta que o candidato verifique se seu nome consta na lista de convocados. A verificação é necessária para assegurar a elegibilidade no concurso e a participação nas próximas etapas.
Os candidatos que participaram da 1ª etapa, mas optaram por não continuar no concurso, devem formalizar a desistência pelo mesmo site até o dia 27. Pra formalização, o candidato deve preencher o formulário de interesse de reinscrição e indicar a decisão de não prosseguir.
O procedimento é obrigatório para evitar contatos futuros desnecessários pela organizadora do concurso, explica a secretaria.
Todo o processo de reinscrição ou desistência deve ser feito exclusivamente pela internet, com o preenchimento dos dados solicitados no formulário no site da Fepese, a partir da aba “Reinscrição”.
A decisão tomada pelo candidato, seja de confirmação da inscrição ou desistência do concurso, pode ser alterada até o término do prazo, no dia 27 de setembro.
O concurso
O edital de 2019 teve mais de 20 mil inscritos, com 13.132 homens e 7191 mulheres, para o cargo então chamado de agente penitenciário.
O edital previa a convocação de até 800 candidatos, entre 588 homens e 212 mulheres, de acordo com a classificação, para o curso de Formação Profissional. Do total, 412 já passaram por todas as etapas e assumiram os trabalhos em 2023.