NOVOS ARES
DIARINHO “tá on” no Threads e Bluesky
Saiba como continuar acompanhando as atualizações do jornal mais lido do sul do mundo
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Com a suspensão do X, antigo Twitter, o DIARINHO estreou no Bluesky e retomou as atividades no Threads. Em ambas as redes, você pode buscar @diarinho para acompanhar as atualizações.
O Bluesky se tornou o principal substituto enquanto o X está fora do ar. Os (sempre) tuíteros de plantão migraram rapidamente para a nova plataforma. O X saiu do ar na madrugada de sábado. Até então, mais de um milhão de usuários já haviam criado conta no Bluesky, número que cresceu para 1,93 milhão até esta segunda-feira. No total, são mais de 8 milhões de pessoas na plataforma.
Em nota ao InfoMoney, a empresa informou que os brasileiros têm estabelecido novos recordes de atividade no Bluesky. O Brasil já lidera a lista de usuários ativos, seguido por Japão e Estados Unidos.
A semelhança do Bluesky com o X/Twitter não é por acaso. A rede foi criada em 2019, em conexão com o próprio Twitter. Jack Dorsey, então CEO do Twitter, idealizou o Bluesky e convidou Jay Graber para comandar o projeto.
Threads
O DIARINHO também "tá on" no Threads, rede social da Meta, que já conta com 38,3 mil seguidores. Com a suspensão do X, outros perfis também voltaram à ativa na plataforma, e muitos usuários criaram novas contas. Na sexta-feira, o Threads era o quinto aplicativo mais baixado, com 136 milhões de downloads, número que subiu para 159 mil no sábado, segundo a AppMagic.
Clique aqui para seguir o DIARINHO no Bluesky. Clique aqui para seguir no Threads.
Twitter/X suspenso
O X foi suspenso no Brasil por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e depois validada pelo pleno da corte por unanimidade. A suspensão é válida até que as decisões judiciais sejam cumpridas pela equipe de Elon Musk, como um responsável legal pela rede no Brasil, e até que as multas sejam pagas.
Segundo Moraes, o STF fez todos os esforços para que o X Brasil cumprisse as ordens judiciais e pagasse as multas, o que evitaria a suspensão total, mas a rede de Elon Musk tem ignorado as ordens judiciais.