A reforma da escola Ondina Maria Dias, em Tijucas, que custou R$ 4 milhões, é alvo de investigação da operação Cartas Marcadas, da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção de Santa Catarina. Na última terça-feira, a Polícia Civil fez buscas nas casas de empresários e servidores públicos investigados e aprendeu armas e documentos.
Continua depois da publicidade
A investigação apura fraude em licitações, falsidade ideológica e organização criminosa. A empresa vencedora da licitação apresentou documentos falsos à prefeitura, alegando não ter vínculo ...
A investigação apura fraude em licitações, falsidade ideológica e organização criminosa. A empresa vencedora da licitação apresentou documentos falsos à prefeitura, alegando não ter vínculo com servidores ou parentesco com funcionários públicos de Tijucas.
Continua depois da publicidade
A polícia descobriu que o dono da empresa é irmão de um servidor nomeado para a comissão especial da Secretaria de Educação, responsável por analisar licitações. O engenheiro civil que assinou o cronograma da obra é filho do então secretário de Obras de Tijucas.
A investigação constatou que servidores públicos teriam favorecido a empresa na licitação. A investigação também envolveu a presidente da comissão de licitação da prefeitura e a secretária de Educação.
Continua depois da publicidade
Durante a operação, duas armas ilegais foram apreendidas na casa de um empresário, que foi preso em flagrante. A justiça determinou o afastamento da secretária de Educação, da presidente da Comissão de Licitação e do procurador jurídico da comissão especial.
Essa é a segunda investigação contra a mesma empresa. Em 2020, irregularidades foram constatadas na reforma da Câmara de Vereadores de Tijucas, resultando no afastamento do então secretário de Obras e ex-presidente da Câmara.
Mesmo após o escândalo de 2020, a prefeitura firmou novo contrato com a empresa. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, a empresa participou de 87 licitações públicas, sendo 86 em Tijucas, vencendo a maioria dos processos.