Promessa olímpica
Itajaiense é convocado para o Mundial sub-21 de judô
André Kramer vai representar o Brasil no evento no Tajiquistão, na Ásia
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O itajaiense André Kramer, de 20 anos, foi convocado nesta semana pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para a disputa do Mundial sub-21. O evento acontece entre 30 de setembro e 8 de outubro no Tajiquistão, na Ásia. Ele irá disputar a categoria até 100kg. São 18 atletas que vão compor a seleção brasileira sub-21, nove de cada naipe.
André é considerado uma promessa do judô brasileiro e está começando o novo ciclo olímpico de olho em uma vaga em Los Angeles 2028. Desde o ano passado, o judoca mora em Porto Alegre, representando o Grêmio Náutico União (RS), um dos principais clubes esportivos do país. Antes disso, Kramer integrava a academia Henkan Judô, de Itajaí.
“O Mundial sub-21 é a maior competição da categoria e poucos atletas conseguem, pois esse processo até o Mundial inicia um ano antes na seletiva nacional, que temos que ter um bom resultado. Logo em seguida vem o Meeting, que temos que ser os primeiros para poder participar dos circuitos internacionais, focar e treinar muito para esses circuitos medalhar e ter o melhor desempenho, pois isso é que vai pontuando para a convocação do Mundial”, explica André sobre o processo de classificação.
Recentemente André foi vice-campeão da sua categoria em um estágio internacional promovido pela CBJ, em Paks, na Hungria. Entre as principais conquistas no sub-21, o judoca foi campeão do Meeting, vice-campeão pan-americano e vice-campeão da Taça Brasil.
“Graças a Deus fiz uma boa campanha e alcancei essa vaga que encerra meu ciclo no sub-21, já iniciando a preparação para LA2028, que é o sonho de qualquer atleta que como eu, que iniciou aos seis anos no judô, e desde essa idade o foco e a determinação é ser atleta olímpico. Então agora é focar para fechar o Mundial com o meu melhor resultado e partir para a preparação para Los Angeles”, completa o judoca.