A movimentação de contêineres no Porto de Itajaí está prestes a ser retomada, com previsão de iniciar entre três e cinco linhas de navios em setembro. A operação está nas mãos da JBS Terminals, nome escolhido pelo grupo JBS para a administração do porto, mas que ainda depende do alfandegamento do terminal pela Receita Federal.
A autorização está prevista para o mês de agosto, mas ainda não foi emitida. Fontes do setor acreditam que a liberação deve ocorrer até 31 de agosto ou, no mais tardar, na primeira semana ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A autorização está prevista para o mês de agosto, mas ainda não foi emitida. Fontes do setor acreditam que a liberação deve ocorrer até 31 de agosto ou, no mais tardar, na primeira semana de setembro. A Superintendência do Porto de Itajaí acompanha o processo e também aguarda pela decisão final.
Em uma realizada na última semana na Associação Empresarial de Itajaí, o diretor da JBS Operações Portuárias, Aristides Russi Júnior, anunciou que o retorno das atividades está planejado para 13 de setembro, com linhas regulares e fixas. As negociações com armadores de navios são em sigilo.
Desde junho, a JBS Terminals vem negociando com pelo menos cinco empresas, entre elas a CMA CGM, que realizou uma escala avulsa no porto em julho para atender uma demanda de carga frigorificada destinada à exportação. A operação foi realizada por um navio que opera em uma nova linha regional, conectando os portos de Santos, Buenos Aires e Mar del Plata, na Argentina.
A CMA CGM, que já opera no porto de Navegantes e teve operações anteriores em Itajaí, está ampliando sua atuação no Brasil e avalia o retorno ao terminal peixeiro. As operações poderiam incluir a Mercosul Line, braço da CMA CGM especializado em navegação de cabotagem no Brasil e em rotas para os principais portos da Argentina e Uruguai.
Com a retomada das operações no porto de Itajaí, a JBS Terminals espera movimentar pelo menos 44 mil contêineres por mês, conforme estipulado no edital de arrendamento transitório. O contrato tem validade de dois anos, enquanto o governo federal trabalha na elaboração do edital definitivo, que concederá o terminal por um período de 35 anos.