m acordo entre a prefeitura de Itajaí e a construtora Dall permitiu que as obras para implantação do binário da rua Luci Canziani com a rua Cabo Antônio Rudolf, na Praia Brava, pudessem avançar no trecho final da rua Maria Furtado Cabral. Com o acordo, também se encerrou uma batalha judicial de mais de 30 anos que travava a regularização de imóveis para diversas famílias da área.
A Dall Empreendimentos informou que propôs a solução para encerrar o processo envolvendo as famílias e que também abriu caminho para o avanço das obras do binário no trecho. A construtora é dona de um terreno de mais de 20 mil metros quadrados, vizinho ao impasse, e reconheceu uma área pública à prefeitura, de mais de quatros mil metros quadrados e avaliada em milhões de reais.
A empresa ainda propôs a troca da localização original do traçado do binário por uma área maior, permitindo a ligação das ruas Cabo Antônio Rudolf e Maria Furtado, que formarão o binário com a rua Luci Canziani, se tornando o terceiro acesso à Praia Brava.
Também ficou por conta da construtora a terraplanagem, remoção de rochas e transporte do entulho dos serviços de alteração do traçado.
A construtora também negociou um acordo com todos os envolvidos na disputa judicial, evitando que o município tivesse que arcar com indenizações milionárias pra implantação do binário.
“Essa solução não apenas permitiu a execução do binário da Praia Brava, mas também trouxe alívio para dezenas de famílias que amargavam anos de brigas judiciais, impulsionando a infraestrutura e o desenvolvimento urbanístico da região”, destacou o advogado Paulo Mattos, gerente jurídico da Dall.
Anos de litígio
O secretário de Urbanismo de Itajaí, Auri Pavoni, explica que o acordo se refere a uma área no final da rua Maria Furtado Cabral, que há anos estava em litígio judicial.
Com o acordo judicial, não foi necessário a prefeitura desapropriar porque a área foi cedida. “Na área passa a via paralela da Luci Canziani que vai ligar a Maria Furtado Cabral com a Cabo Antônio Rudolf, no trecho em litígio”, comentou.
As obras no local já estão em andamento pela prefeitura. A rua Maria Furtado Cabral foi totalmente aberta até a rua Cabo Rudolf, após trabalhos de terraplenagem no trecho.
A área está recebendo o projeto de drenagem e ainda ganhará pavimentação. Na última etapa, terá a construção dos passeios e arborização.
Na rua Luci Canziani, as obras estão na fase final. Também é feita a via lateral que vai ligar a Luci Canziani com a Cabo Rudolf. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do ano.
Outras benfeitorias
A Dall ainda doou para a prefeitura melhorias na rua Paulo Batschauer, também na Brava. Numa área de quase 100 metros de extensão será feita a drenagem, pavimentação e calçadas, com benefício direto no saneamento básico do bairro. Na região, a empresa projeta o Atmosphere Home Spa, empreendimento de luxo que vai marcar a entrada da construtora na Praia Brava.
A empresa também busca obter selos ambientais de certificação para projetos na Brava, reforçando a preocupação com a sustentabilidade e a qualidade de vida. Entre as certificações, está o selo Fitwell, que visa promover empreendimentos saudáveis, focados no bem-estar e na saúde dos moradores, além de ações para melhor eficiência energética e hídrica.