TRAGÉDIA
Queda de avião que decolou no PR mata 61 pessoas
Voo 2283 saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP)
Estagiária Ana Júlia Kamchen - sob supervisão da jornalista Fran Marcon [editores@diarinho.com.br]
Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde de sexta-feira. A aeronave da Voepass Linhas Aéreas partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo. Segundo informações da prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.
Imagens que mostram o momento em que o avião explode ao tocar o solo já circulam em todas as redes sociais. Segundo a prefeitura de Vinhedo, a queda ocorreu no condomínio residencial Recanto Florido.
A Voepass informou que a aeronave envolvida é um ATR-72, um turboélice comum em rotas regionais. Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram mobilizados pela Força Aérea Brasileira para a “ação inicial da ocorrência”.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 13h30 para atender a ocorrência na rua João Edueta, próximo à rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também foram para o local.
Durante a cerimônia de lançamento da Fragata Tamandaré, da Marinha, em Itajaí, o presidente Lula (PT) pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente.
A FAB informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para iniciar a investigação sobre a queda do avião. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanha o caso. Especialistas acreditam que a causa pode ter sido a formação de gelo nas asas, fazendo com que a aeronave perdesse a sustentação.