Mobilidade
BR 101 ou ferry-boat: qual trajeto vale mais a pena para o seu bolso?
Reportagem analisou custos e tempo dos trajetos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Calcular rotas e trajetos é sempre um desafio, especialmente ao considerar o combustível, a manutenção do carro e o tempo de trânsito de casa para o trampo e vice-versa. A reportagem realizou um levantamento para auxiliar os motoristas da região de Itajaí a decidirem entre usar a BR-101 ou o ferry-boat.
A análise comparou dois trajetos, considerando o preço da gasolina a R$ 6 o litro e um veículo com consumo de nove quilômetros por litro.
Além de mais econômico, o trajeto pelo ferry-boat geralmente tem menos trânsito que a BR 101. Por exemplo, a viagem de Itajaí a Navegantes, que costuma durar até 25 minutos, pode se estender por mais de uma hora via rodovia em horários de movimento. O mesmo acontece no trajeto de Penha a Itajaí, onde o tempo de viagem pode ultrapassar duas horas em horários de pico na BR 101.
Como conseguir o Passe Livre
A travessia para pedestres, ciclistas e motociclistas no ferry-boat entre Itajaí e Navegantes é gratuita para trabalhadores e estudantes que atravessem a pé ou de bike e residam em uma dessas cidades. O programa Passe Livre foi instituído pela Lei Estadual nº 12.119.
Para obter o benefício, é necessário apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. Caso o imóvel onde você vive seja alugado, deve-se apresentar o contrato de locação. Se a moradia for com pais ou responsáveis, uma declaração de parentesco é necessária.
Motociclistas beneficiários devem apresentar o IPVA do veículo em dia. Estudantes precisam anexar o comprovante de matrícula e trabalhadores a página da Carteira de Trabalho com o registro ou folha de pagamento. O Passe Livre deve ser solicitado diretamente à secretaria de Infraestrutura na avenida João Sacavém, 962, em Navegantes. O atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 18h.