SANEAMENTO
BC anuncia obras pra despoluição do rio Marambaia
Intervenções na rede de esgoto do bairro Pioneiros incluem fiscalização de ligações irregulares e devem avançar até 2026
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A ampliação da rede de esgoto no bairro Pioneiros, em Balneário Camboriú, voltou à pauta após reunião entre a prefeita Juliana Pavan (PSD) e a Associação de Moradores na quinta-feira. As ações integram o projeto Praia 100% Limpa e têm como foco a recuperação do rio Marambaia e a melhora da balneabilidade do Pontal Norte, medidas consideradas essenciais para acompanhar o crescimento urbano da região.
Continua depois da publicidade
Entre as intervenções previstas estão melhorias nas tubulações, reforço das estações elevatórias e o combate às ligações irregulares – apontadas como uma das principais causas de extravasamentos. A obra iniciada em 2025 na rua 3700, deve ser retomada em 23 de fevereiro, após a pausa da alta temporada, e ganhar uma nova frente de trabalho no bairro.
O diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Auri Pavoni, afirma que o maior desafio é identificar conexões clandestinas que fazem a rede colapsar em períodos de chuva. Segundo ele, será lançada uma licitação para contratar tecnologia capaz de mapear até 200 quilômetros de tubulações. “A gente identificou a causa e não estamos propondo nenhuma mágica. Até o fim de 2026, devemos ter uma melhora sensível no canal do Marambaia”, disse. A autarquia prevê investimento de cerca de R$ 20 milhões nas intervenções.
Da parte da comunidade, a cobrança por soluções é antiga. O presidente da Associação de Moradores do Pioneiros (Ampi), Luis Renato Angelis, explica que redes antigas e subdimensionadas já não suportam o aumento das ligações. “São quase 10 anos de mobilização pela despoluição e revitalização do rio Marambaia”, afirmou. Ele avalia que as obras podem gerar transtornos temporários, mas são necessárias para melhorar a qualidade das águas e das praias.
A proposta do município é priorizar a recuperação do canal para, na sequência, retomar o projeto do Parque Linear do Marambaia, ampliando o potencial ambiental e urbanístico da região.
Arquivo para download:
668994_629823902_18562696831011136_5247631966692470392_n.webp
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
