Histórico
Judoca Beatriz Souza conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris
Brasileira foi campeã na categoria acima de 78kg derrotando israelense
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris saiu no judô. Beatriz Souza foi campeã da categoria acima de 78kg nesta sexta-feira, ao derrotar a israelense Raz Hershko, com uma luta definida com um waza-ari. Em sua primeira Olimpíada, a brasileira de 26 anos venceu quatro lutas para chegar ao lugar mais alto do pódio, se tornando também a primeira judoca do país a ser ouro no peso pesado.
Na semifinal, Bia teve pela frente a número 1 do mundo, a francesa Romaine Dicko, que contava ainda com o apoio da torcida local. Mesmo assim, a brasileira foi superior e bateu a rival com uma imobilização que fez a europeia desistir.
“Eu consigo me concentrar totalmente ali na luta, no meu momento. Eu estou focada em mim, no que eu quero fazer, no que eu sei fazer e, independente de quem está ali na minha frente, eu sei que eu estou preparada, sei que estava muito bem preparada pra isso. Focar só mesmo no técnico, ver o que a Sarinha estava falando, conseguir colocar ali em prática, fazer o ajuste que estava sendo necessário, mas eu realmente consigo, eu consigo bloquear toda a torcida”, comentou Bia sobre o dia histórico em Paris.
Com o ouro de Bia, o judô brasileiro chegou a três medalhas nos Jogos deste ano, com a prata de Willian Lima (até 66kg) e o bronze de Larissa Pimenta (até 52kg). A equipe brasileira ainda volta ao tatame para a disputa por equipes neste sábado.