A tentativa de furto do busto de bronze do ex-governador Lauro Müller, na Praça Marco Zero, no centro de Itajaí, fez com que a empresa responsável aumentasse a iluminação, mantendo as luzes acesas por mais tempo. A tentativa de furto foi na segunda-feira da semana passada.
“O furto está relacionado ao desligamento da iluminação pública da praça, às 6 horas da manhã. A Praça do Marco Zero fica na escuridão, o que garante a ação de vândalos”, alertou o cientista ...
“O furto está relacionado ao desligamento da iluminação pública da praça, às 6 horas da manhã. A Praça do Marco Zero fica na escuridão, o que garante a ação de vândalos”, alertou o cientista político Eduardo Guerini, que entrou em contato com o DIARINHO.
Guerini conta que houve diversas denúncias sobre a falta de iluminação nas praças Marco Zero e na da Igreja Imaculada Conceição. O desligamento das luzes é programado para as 6h quando ainda é noite no inverno. “As duas praças vivem o descaso da administração municipal: lixo nos jardins, sujeira e com moradores de rua. Essa é uma paisagem comum”, critica.
A Secretaria de Obras, em parceria com a QLuz, empresa terceirizada responsável pela iluminação pública do município, diz que iniciou o monitoramento do local para verificar se todas as luzes estão funcionando. A empresa também garantiu que aumentará o tempo de iluminação da praça, evitando o desligamento às 6h.
A Guarda Municipal informou que, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, e aos sábados, das 7h30 às 14h30, uma viatura faz rondas exclusivas no calçadão da Hercílio Luz. São três viaturas dedicadas ao patrulhamento e à segurança da área central da cidade, com pontos de observação nas imediações da Igreja da Imaculada Conceição.
Obra tem 89 anos
O busto de Lauro Müller, conta o historiador Edison D’Ávila, foi instalado na praça em 12 de junho de 1935 pelo artista Antônio Pinto de Mattos. Ele possui quatro placas laterais identificando as principais ações de Lauro Müller como governador, senador e ministro da República.
Após a tentativa de furto, a Secretaria de Obras retirou o busto da praça e o levou para o Museu Histórico de Itajaí para limpeza e avaliação técnica. Ainda não há prazo para recolocação do monumento. O busto foi o primeiro monumento instalado em praça pública em Itajaí.