BALNEÁRIO CAMBORIÚ
FG entrega trecho-modelo da nova orla pra avaliação da comunidade
Obras na Barra Sul avançam com ciclovia e pistas de corrida e caminhada
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O primeiro trecho da obra de reurbanização da orla da Praia Central de Balneário Camboriú tem previsão de entrega para o final de agosto. A informação é da gerente de Engenharia Aplicada e Supertalls da FG, Stephane Domeneghini, que avaliou o andamento dos trabalhos.
“[O prazo] pode sofrer alterações depois da avaliação desse primeiro trecho para replicar para toda a orla”, frisa.
Continua depois da publicidade
A construtora FG é responsável pela execução do primeiro trecho da reurbanização na avenida Atlântica, entre as ruas 4400 e 4600, na Barra Sul. O trabalho começou no final do ano passado e representa o projeto-piloto do que será feito nos seis quilômetros da orla da praia Central. O próximo trecho contemplará os lotes 14 e 15, entre as ruas 4000 e 4100.
Stephane informa que a obra está na etapa das pistas de micromobilidade, que integrarão o novo sistema viário da Atlântica. “Já passamos por diversas fases que chegam até esse ponto, como o muro de suporte ao calçadão, infraestrutura, canteiros, espaços como playground, dog park, parte do paisagismo, passeio, e agora vamos aos acabamentos mais finos que são as últimas etapas, como também a iluminação”, explica.
Continua depois da publicidade
Por ser o primeiro trecho da revitalização, há muita expectativa, o que demanda cuidados na execução e na comunicação para que o trabalho tenha um bom andamento. Durante as obras, são avaliados aspectos qualitativos e executivos do projeto para garantir a continuidade de todos os trechos no mesmo padrão.
“As decisões neste momento são cruciais e importantes, por isso há um cuidado redobrado em discutir e avaliar as soluções para que no futuro o projeto atenda às expectativas da cidade”, observa. A gerente da FG lembra que o primeiro trecho foi pensado no início da elaboração dos projetos para se tornar um modelo para Balneário Camboriú.
“É certamente um modelo exemplar, que busca otimização, tornando uma obra pública mais eficiente economicamente, mas também avaliando as garantias de qualidade dos materiais e, principalmente agora, após a entrega, a avaliação da comunidade quanto ao espaço projetado, quanto à recepção e uso daquilo que foi tão profundamente pensado em atender às pessoas, tanto moradores quanto turistas”.
Com a inauguração do primeiro trecho, é a própria comunidade quem irá avaliar a reurbanização. O projeto prevê transformar a orla da praia Central num grande parque linear.
Os novos trechos serão licitados dentro do modelo de execução por meio de outorgas onerosas da construção civil. Os 18 trechos vão somar 250 mil metros quadrados de revitalização.
Obras de macrodrenagem
Continua depois da publicidade
A prefeitura está em fase final da licitação para as obras de macrodrenagem da orla no trecho norte, da rua 2000 até o canal do Marambaia, no Pontal Norte. A construtora Natinho se classificou no edital de R$ 12 milhões em primeiro lugar e agora os documentos apresentados pela empresa passam por análise de qualificação técnica.
Após a homologação do resultado, a ordem de serviço pode ser assinada. A previsão é que as obras possam começar na primeira semana de agosto. O projeto tem cronograma de 12 meses de execução. Um planejamento será feito em conjunto com a empreiteira para minimizar os impactos das obras no trânsito.
Essa será a primeira parte da macrodrenagem na avenida Atlântica. O segundo trecho vai da rua 2000 até a rua 3900, de 1,83 quilômetro no trecho sul da orla. Os dois trechos contemplarão 75% da orla, com 4,26 quilômetros de galerias pluviais que vão reduzir os efeitos das chuvas e proteger a praia da erosão.
Veja como ficará a orla após a reurbanização
Continua depois da publicidade




Continua depois da publicidade