SANTA CATARINA
Polícia Civil recebe mais de R$ 1,5 milhão em fuzis israelenses
Delegado anunciou entrega de 145 fuzis Arada/IWI
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A Polícia Civil de Santa Catarina vai entregar para os agentes 145 fuzis Arad/IWI, 5,56 x 45 mm, de fabricação israelense, na próxima terça-feira, em cerimônia dos 212 anos de história da corporação. O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, anunciou a entrega nesta semana.
O valor do investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão, com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública e recursos próprios da delegacia-geral. As armas são de nova geração, que permitem a modularidade e troca de calibre para o .300 BLK, com a rápida mudança do cano.
A flexibilidade operacional faz com que esse modelo de fuzil seja utilizado pelas forças policiais de todo o mundo, como o exército americano, Otan e FBI. No Brasil, o Bope, tropa de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, usa o mesmo armamento.
Além dos fuzis, serão entregues 500 mil munições calibres 9 mm, 5,56 e .308. Essas são as maiores compras da história da Polícia Civil. De acordo com o delegado-geral, a meta é que até 2026 cada policial civil de investigação receba um kit com fuzil, pistola, colete, algema e celulares com pacote de dados.
“O objetivo do governador Jorginho Mello é dar segurança aos policiais e manter a linha dura contra o crime”, disse Ulisses Gabriel.