A parte alta da rodovia Osvaldo Reis, corredor comercial que liga Itajaí e Balneário Camboriú, vai abrigar um novo hotel. As obras para a construção do empreendimento, que será um hotel boutique, iniciaram na semana passada e vem chamando a atenção da vizinhança da Praia Brava pelo corte de vegetação nativa.
Moradores das imediações estranharam quando as máquinas começaram a derrubar as árvores. As obras iniciaram com a supressão de mata e em um mês iniciará o trabalho de terraplanagem. Como ...
Moradores das imediações estranharam quando as máquinas começaram a derrubar as árvores. As obras iniciaram com a supressão de mata e em um mês iniciará o trabalho de terraplanagem. Como não havia placas indicativas na obra, vizinhos acionaram o DIARINHO para denunciar a intervençãoagressiva no morro. “Derrubaram um bom pedaço do morro já”, informou o administrador de empresas E.A., de 46 anos, que mora na vizinhança.
O hotel será erguido pela Petrasalis Construtora e tem autorização de instalação da prefeitura municipal e também do Instituto Itajaí Sustentável (INIS). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí informou que liberou a licença para construção, para terraplanagem e autorização de supressão de mata, além do projeto arquitetônico aprovado para a construção de um hotel.
Segundo Rodrigo Walter, do jurídico da Petrasalis, o empreendimento tem aprovação do Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial (CMGDT) desde setembro de 2023. O terreno tem área total de 63,8 mil m², com aproximadamente 47,8 mil m² de mata Atlântica. Desse total, conforme Licença Ambiental Concedida pelo INIS, 14,8 mil m² de vegetação poderão ser suprimidos.
As contrapartidas ambientais para erguer o empreendimento são manter o restante da área às margens da Osvaldo Reis preservadas, além de averbar outro terreno com área de 8,3 mil m² com as mesmas características de mata para preservação permanente. O terreno escolhido fica no bairro São Roque.
Também foi exigida a doação de 24 árvores adultas ao município, sendo quatro palmeiras, quatro ipês roxos, três ipês amarelos, três pitangueiras, três araçás, dois ingás-feijão, duas gabirobas, duas grumixamas e uma cerejeira-do-Japão.
Bandeira internacional
Segundo Rodrigo Walter, o hotel de bandeira internacional terá a prática sustentável. Serão 24 quartos, com 16 dormitórios standard, oito quartos com sacada frente mar e oito quartos com mezanino e vista para o mar, além de oito bangalôs de luxo em um ambiente com área externa e piscina exclusiva.
A construtora busca uma bandeira internacional para fazer a operação do hotel em Itajaí, mas não adiantou qual o nome da marca que se instalará na Brava.
Uma das inspirações arquitetônicas do hotel é o Fuso Concept Hotel, na Praia do Forte, de Floripa. O hotel, inaugurado em 2021, é do jogador de futebol Thiago Silva, que já teve passagens pela seleção brasileira e clubes grandes da Europa como Milan, PSG e Chelsea.