ELEIÇÕES
Jorge Goetten confirma que vai assumir o Republicanos antes das eleições
Troca de comando no partido do ex-governador foi anunciada para breve, com irmão de Jorginho Mello como vice
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O deputado federal Jorge Goetten (PL) desmentiu o ex-governador Carlos Moisés, presidente estadual do Republicanos, e afirmou que vai assumir o partido de Moisés antes das eleições. A posse, inclusive, deve acontecer nos próximos dias.
A confirmação, dada durante entrevista à rádio Joven Pan na quarta-feira, vai na contramão do que o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, teria prometido a Carlos Moisés. Em nota, o ex-governador disse que o compromisso é que nada mudaria no comando estadual até o fim das eleições, considerando as alianças municipais formadas na fase de janela partidária.
Mas o cenário anunciado por Goetten é outro. O deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos), e a esposa, Márcia Passos Ribeiro, que já fazem parte da executiva estadual da sigla, estão entre os nomes que formariam a nova direção. Juca Mello, irmão do governador Jorginho Mello (PL), seria o vice-presidente.
“Vou assumir a presidência do partido. O Juca Mello é o vice-presidente e outras lideranças que vão compor a nova executiva. Deve ocorrer essa transição nos próximos dias, juntamente com uma nota esclarecedora do presidente Marcos Pereira, do Republicanos nacional”, disse Goetten.
Mesmo com a troca de comando, o deputado afirma que o Republicanos respeitará os compromissos políticos assumidos pelos diretórios municipais para as próximas eleições. Esses acordos, porém, ainda seriam analisados pelo novo comando, com a última palavra sendo das executivas municipais.
Em Itajaí, o Republicanos hoje tá fechado com o pré-candidato a prefeito Osmar Teixeira (PSD). Haveria risco de o apoio migrar para a chapa Robison Coelho/Rubens Angioletti (PL), mas a presidência municipal do Republicanos reforçou a posição pela candidatura de Osmar.
O acordo do Republicanos com o PSD faz parte de várias alianças que Moisés fechou com a sigla do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, entre outros partidos, pra enfrentar os adversários do PL nas eleições municipais. A estratégia já mira a disputa a governador pra 2026.
Republicanos com Osmar
Em Itajaí, o presidente do Republicanos, Fabinho Rezes, disse ao DIARINHO que já esteve pessoalmente com o deputado Jorge Goetten esta semana e que vem acompanhando o posicionamento dele em todas as entrevistas.
“Tanto na conversa pessoal quanto nas entrevistas, tem ficado claro a autonomia das [executivas] municipais para as eleições desse ano”, comentou.
Fabinho afirma ter um ótimo relacionamento com o deputado federal de Itajaí e que há um respeito mútuo pelas trajetórias políticas.
Ele destaca que o Republicanos de Itajaí tem sido referência para o estado, com quatro vereadores e a presidência da Câmara, e que “não faz sentido nenhum mexer no que está dando certo”. Segundo ele, essa é exatamente a ideia de Jorge Goetten.
“Portanto, o compromisso é de autonomia total e nossa posição já declarada e tomada em consenso com todos os pré-candidatos é de apoio ao Osmar Teixeira”, afirma.